MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB/SP é contra PL que reconfigura a competência judicial no Estado
Investigação

OAB/SP é contra PL que reconfigura a competência judicial no Estado

A OAB/SP encaminha a todos os deputados estaduais ofício solicitando que o PLC 9/13 seja retirado da pauta da ALESP.

Da Redação

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Atualizado em 11 de junho de 2013 16:30

A OAB/SP encaminha a todos os deputados estaduais ofício assinado pelo seu presidente, Marcos da Costa, solicitando que o PLC 9/2013 seja retirado da pauta da ALESP. O projeto reconfigura a competência judicial no Estado sobre as execuções criminais e inquéritos policiais, retirando competência dos Juízos e criando departamentos Estaduais com varas regionais especializadas. A Ordem pede também que sobre o PLC não recaia pedido para tramitação de urgência, com a finalidade de permitir o aprofundamento das discussões.

Nas suas considerações sobre o PLC 9/2013, a OAB/SP aponta que se for centralizado o andamento dos inquéritos policiais em uma vara regional - a exemplo do acontece no DIPO hoje, que funciona na capital - haveria sérios inconvenientes. De acordo com o texto, "o juiz de Direito estaria, por vezes, a quilômetros de distância da ocorrência criminal, do preso provisório, das autoridades policiais, tudo no sentido de dificultar o célere desenvolvimento da prestação jurisdicional, ainda criando embaraços para as partes e seus advogados".

A OAB/SP chama a atenção também para o fato de que o projeto ainda retira competência do Legislativo para propor novas alterações na organização judicial estadual, podendo incorrer em vício de inconstitucionalidade (art. 5º, § 1º.c.c.19,VIII da Constituição do Estado de São Paulo).

O projeto também desloca a competência do juiz natural, a ser designado por provimento do Conselho Superior da Magistratura, a partir de indicação da presidência do TJ/SP e de seu corregedor-geral. O argumento da OAB/SP reforça que "a designação de juiz pela cúpula do Tribunal, em grande medida afeta a independência que teria o juiz natural por provimento do cargo conforme critérios estabelecidos em lei. O juiz designado, diferentemente do juiz natural - que está acobertado pela inamovibilidade e, portanto, livre para decidir unicamente por sua convicção e consciência -, poderá ser removido a qualquer tempo, o que indubitavelmente afeta a sua independência para eventualmente adotar decisões que conflitem com diretrizes estabelecidas pelo Tribunal de Justiça".

Segundo as justificativas da OAB/SP, o projeto também caminha em direção oposta à iniciativa anteriormente adotada de aproximar o Poder Judiciário dos estabelecimentos prisionais (156 unidades) e que permite ao juiz local ter maior envolvimento com as questões prisionais, os presos (200 mil) e seus familiares, membros do Ministério Público e advogados.

Audiência Pública

O advogado criminalista e secretário-geral adjunto da OAB/SP, Antonio Ruiz Filho, representou a OAB/SP na audiência pública realizada no último dia 5/6, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa para debater o PLC 9/2013, apresentado pelo TJ/SP. Na ocasião, Ruiz Filho externou as considerações da OAB/SP sobre o projeto, ampliada no ofício encaminhado aos deputados.

Durante a audiência pública, inúmeras entidades ligadas ao Judiciário manifestaram-se contrárias ao PLC 9/2013 e reclamaram que um projeto de tal relevância seja discutido de afogadilho, sem amplo debate com todos os setores do Judiciário e com a sociedade. Manifestaram-se nesse sentido a desembargadora Kenarik Boujikian Felippe, da Associação Juízes pela Democracia; o representante do procurador-geral de Justiça, o promotor Alexandre Rocha Almeida de Moraes,

Felipe Locke Cavalcanti, presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP); José Carlos Abissamra Filho, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Rafael Português, da Associação Paulista dos Defensores Públicos, padre Valdir João Silveira, da Pastoral Carcerária e Carlos Alberto Marques, da Assojuris.

Vários deputados também firmaram posição contrária ao PLC 9/2013, caso de Adriano Diogo (PT) e Rodrigo Grilo (PT), que destacaram a desnecessidade de tramitação em regime de urgência. Além do TJ-SP, fez uso da palavra em defesa do projeto o secretário de Administração Penitenciária Lourival Gomes, afirmando que as varas de execução penal não conseguem dar conta da concessão para o regime semiaberto, que estaria sendo aguardado por mais de seis mil presos.

__________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas