MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Castello Branco sancionava há 48 anos Código Eleitoral em plena ditadura
Efeméride

Castello Branco sancionava há 48 anos Código Eleitoral em plena ditadura

Nova legislação entrou em vigor 30 dias depois da publicação.

Da Redação

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Atualizado às 07:51

Há 48 anos, em 15 de julho de 1965, Castello Branco sancionava a lei 4.737, instituindo o Código Eleitoral, com "normas destinadas a assegurar a organização e o exercício de direitos políticos precipuamente os de votar e ser votado". O Código entraria em vigor 30 dias após sua publicação.

Na época, há pouco mais de um ano o Brasil vivia sob o regime militar. Em 1964, golpe das Forças Armadas derrubou o governo do presidente João Goulart. O marechal Humberto de Alencar Castello Branco foi o primeiro presidente do regime militar.

Em 23 de abril de 1965, o jornal O Estado de S.Paulo publicou a íntegra do PL do novo Código, incluindo a exposição do ministro da Justiça ao presidente da República que acompanhava o projeto. Na justificativa lê-se: "A luta profunda pelo poder e pela influência muitas vezes degenera em fraude aos preceitos da legislação eleitoral, que precisa reformar-se para se defender e garantir sua eficiência, na corrida sem fim da lei atrás da fraude e da fraude atrás da lei."

"Há na Câmara e no Senado vários projetos de reforma parcial do Código Eleitoral vigente. O anseio de aprimoramento da legislação, nesse particular, e a necessidade periódica de renovação desse setor do direito nacional constituem aspiração constante da opinião pública e estão na permanente preocupação do Congresso, onde o assunto é mais vivamente sentido", afirmou o ministro da Justiça e Negócios Interiores, Milton Campos.

Vetos

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, de 16 de julho de 1965, a Lei Orgânica dos Partidos foi sancionada com 14 vetos ao Estatuto dos Partidos, "que não alteram fundamentalmente o projeto votado no Congresso". "Sob a justificativa de contrariavam os interesses nacionais, o chefe do governo eliminou, entre outros, dispositivos que davam aos atuais partidos o prazo de 2 anos para adaptarem-se à nova legislação e que permitiriam aos partidos políticos que não satisfizessem as condições mínimas nas eleições de 1966 sobreviver pelo menos até 1970", alertava o matutino à época.