MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF instala varas federais em Caruaru e Garanhuns, terra de Lula

TRF instala varas federais em Caruaru e Garanhuns, terra de Lula

x

Da Redação

quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Atualizado às 11:29


TRF instala varas federais em Caruaru e Garanhuns, terra de Lula

Mais duas varas federais serão instaladas no Agreste pernambucano, dentro do Programa de Interiorização da Justiça Federal que está sendo implantado nos seis Estados da 5ª Região (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe). Hoje, o presidente do TRF da 5ª Região, desembargador federal Francisco de Queiroz Cavalcanti, e o diretor do Foro da Seção Judiciária de Pernambuco, juiz federal Frederico Azevedo, inauguram a 24ª vara, em Caruaru, e na sexta-feira, será a vez do município de Garanhuns receber a instalação da 23ª vara federal de Pernambuco.

Localizada na sede da Subseção Judiciária de Caruaru (Avenida Agamenon Magalhães, 1301 - Maurício de Nassau), a 24ª vara será instalada às 10h desta quinta-feira e tem dentro de sua jurisdição competência para as execuções fiscais. A nova vara terá como titular a juíza federal Amanda Torres de Lucena Araújo.

Amanhã, Francisco Cavalcanti e Frederico Azevedo inauguram em Garanhuns a 23ª vara federal de Pernambuco, que ficará sob a responsabilidade do juiz federal André Carvalho Monteiro. A solenidade de inauguração acontece às 17h30, no Fórum Ministro Evandro Gueiros Leite, que passa a funcionar na Avenida Manoel Borba, 168, Centro. O ato solene contará com a presença do ministro aposentado Evandro Gueiros Leite, que dá nome à sede da Justiça Federal naquele município.

A inauguração da vara federal em Garanhuns será marcada por dois eventos. Os juízes federais Frederico Azevedo e Ubiratan do Couto Maurício vão ministrar palestra no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), para estudantes de Direito com o tema "As Profissões Jurídicas", às 19h30 da quinta-feira. Às 8h30 do dia seguinte, acontece o seminário "Atribuições da Justiça Federal de Primeira Instância", no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia, em Garanhuns/PE.

O seminário será aberto pelo presidente Francisco Cavalcanti e terá como primeiro palestrante o juiz federal André Carvalho Monteiro, que vai falar sobre "Competência Cível da Justiça Federal". Às 10h30, o juiz federal Gustavo Mazzocchi profere palestra sobre "Competência Criminal da Justiça Federal" e, às 15h, a juíza federal Joana Carolina Lins Pereira vai abordar o tema "Juizado Especial Federal", adequado para a região já que Garanhuns vai ganhar em janeiro próximo um Juizado Especial Virtual, que garante um atendimento mais ágil à população. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas através do site www.jfpe.gov.br.

A 24ª Vara Federal de Pernambuco, em Caruaru, e a 23ª, em Garanhuns, terão jurisdição sobre 66 cidades da Região do Agreste de Pernambuco.

_____________________