MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara adia para agosto votação dos royalties do petróleo
Pauta

Câmara adia para agosto votação dos royalties do petróleo

A informação foi confirmada por Arlindo Chinagli, Ronaldo Caiado, e Eduardo Cunha. Segundo eles, não houve acordo para a votação nesta semana.

Da Redação

terça-feira, 16 de julho de 2013

Atualizado às 16:08

A votação do projeto de lei que direciona os recursos dos royalties do petróleo à educação e à saúde (PL 323/07) foi adiada para a primeira quinzena de agosto. A informação foi confirmada pelos líderes do governo, Arlindo Chinaglia, Ronaldo Caiado, e Eduardo Cunha. Segundo eles, não houve acordo para a votação nesta semana.

Na semana passada, o plenário aprovou o parecer do relator André Figueiredo, com a rejeição do substitutivo do Senado ao PL 323/07 e o restabelecimento do texto que já havia aprovado na Câmara.

Propostas para os royalties

Os deputados chegaram a aprovar o parecer do deputado André Figueiredo, relator do projeto, que rejeitou a maioria das alterações feitas pelo Senado e restabeleceu o texto da Câmara. A liderança do governo, no entanto, defende a proposta aprovada no Senado. A principal polêmica diz respeito às verbas do Fundo Social. O governo defende a aplicação obrigatória de 50% dos rendimentos do fundo em saúde e educação, já a oposição e alguns deputados da base aliada querem que metade das verbas totais do fundo seja investida nos setores.

"O governo insiste em derrubar o repasse do fundo social, querendo dizer que apenas o rendimento é suficiente. Mas sabemos que isso seria insignificante, uma farsa para dois setores fundamentais como são a saúde e a educação", reclamou Caiado.

Outros itens

Caiado e Chinaglia confirmaram que há divergências também em relação a outros pontos do projeto, como o percentual das verbas do petróleo que será destinada ao fundo social, que é uma espécie de poupança do governo.

Chinaglia admitiu que os partidos da base aliada ao governo não chegaram a um acordo quanto a diversos itens da lei dos royalties: "Uma parte apoiou o governo e outra ficou com o parecer do relator. Portanto, alguma coisa não está bem. Mesmo partidos extremamente disciplinados se dividiram", afirmou.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas