MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cade nega atuar como "polícia política" em investigação de cartel
Concorrência

Cade nega atuar como "polícia política" em investigação de cartel

Acusações foram feitas pelo governo do PSDB.

Da Redação

sábado, 3 de agosto de 2013

Atualizado às 08:59

O Cade, por meio de nota oficial, negou nesta sexta-feira, 2, qualquer "acusação de instrumentalização política das investigações conduzidas por este órgão para apuração de um suposto cartel em licitações de linhas de trens e metrôs no Brasil". Veja a íntegra abaixo.

As acusações foram feitas pelo governo de Geraldo Alckmin. De acordo com a Folha de S.Paulo, Alckmin escalou o secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, para responder a acusação de que o governo paulista deu aval à formação de cartel para licitação de linhas de metrô no ano 2000, na gestão de Mário Covas. A Siemens disse que o conluio se estendeu ao governo Alckmin (2001-2006) e ao primeiro ano da gestão de José Serra (PSDB), em 2007.

Edson Aparecido, então, teria afirmado que o Cade está sonegando informações da investigação ao governo de SP enquanto faz um "vazamento seletivo" à imprensa: "Há um desvirtuamento de um importante órgão, cujo principal papel é garantir a livre concorrência. Parece que o Cade tem se transformado num instrumento de polícia política."

Cartel teria ocorrido em SP e Brasília. Cade ainda não tem conclusão sobre o caso.

Investigação

A Operação Linha Cruzada, realizada em conjunto com a PF, integra as investigações de suposto cartel em licitação para aquisição de carros de trens, manutenção e construção de linhas de trens e metrôs em SP e Brasília.

A investigação conduzida pela Superintendência-Geral do Cade teve início a partir de um acordo de leniência. Esse tipo de acordo permite que um participante de cartel denuncie a prática à autoridade antitruste e coopere com as investigações, em troca de imunidade administrativa e criminal.

O inquérito administrativo da Superintendência-Geral apura se as empresas participaram de diversos contatos e acordos anticompetitivos em licitações para metrôs e trens e sistemas auxiliares no Brasil. O conluio teria sido praticado de diversas formas, sempre com o objetivo de falsear a livre concorrência.

Ao menos as seguintes licitações teriam sido alvo do suposto cartel entre as empresas:

· Construção da Linha 5 (fase 1) do Metrô de São Paulo;

· Concorrências para a manutenção dos trens das Séries 2000, 3000, e 2100, da CPTM;

· Manutenção do Metrô do DF;

· Extensão da Linha 2 do Metrô São Paulo;

· Projeto Boa Viagem da CPTM, para a reforma, modernização e serviço de manutenção de trens;

· Concorrências para aquisição de carros de trens pela CPTM, com previsão de desenvolvimento de sistemas, treinamento de pessoal, apoio técnico e serviços complementares.

______________

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade repudia qualquer acusação de instrumentalização política das investigações conduzidas por este órgão para apuração de um suposto cartel em licitações de linhas de trens e metrôs no Brasil.

O inquérito administrativo que apura o caso é sigiloso, uma vez que o acordo de leniência que deu origem às investigações está protegido por sigilo legal e que as ações cautelares que autorizaram as buscas e apreensões da Operação Linha Cruzada estão sob segredo de Justiça.

Somente tiveram acesso ao acordo de leniência e aos documentos que o acompanham as partes investigadas e os órgãos que assinaram o acordo: o Cade, o Ministério Público do Estado de São Paulo e o Ministério Público Federal. Com relação aos demais órgãos que oficiaram o Cade solicitando informações sobre o caso, inclusive a Corregedoria-Geral da Administração do Estado de São Paulo, o Cade prontamente respondeu aos ofícios, esclarecendo sobre a necessidade de autorização judicial para compartilhamento de informações com quaisquer órgãos que não sejam signatários do acordo de leniência, em razão do segredo de Justiça. O Cade respeita estritamente os critérios de confidencialidade, os deveres de sigilo e os requisitos legais.

As investigações em curso no Cade e o acordo de leniência dizem respeito exclusivamente à apuração de suposto cartel, prática que ocorre quando empresas concorrentes combinam quaisquer condições comerciais, ferindo a livre concorrência.

O Cade esclarece ainda que o inquérito administrativo que apura o caso é uma fase preliminar de investigação e somente após a análise de todo material apreendido durante a operação de busca e apreensão realizada no dia 4 de julho e eventual instauração de um processo administrativo é que poderão ser identificadas as empresas e pessoas físicas envolvidas, os projetos e cidades afetados e o período em que o cartel teria atuado. O Cade não tem, até o momento, qualquer conclusão sobre o caso.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas