MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Denúncia anônima seguida de investigações é válida para ajuizamento de ação penal
STJ

Denúncia anônima seguida de investigações é válida para ajuizamento de ação penal

A análise da alegada ilegalidade seria possível, mas não por meio de HC.

Da Redação

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Atualizado às 15:09

A denúncia anônima é válida para instauração de inquérito policial e de ação penal desde que sejam feitas as devidas investigações preliminares para comprovar os indícios apontados. O entendimento, já consolidado no STJ, se deu em recurso de HC apresentado pela defesa de um indivíduo condenado por tráfico de drogas.

O réu foi preso em 2010, juntamente com outros quatro acusados, quando tentava transportar grande quantidade de maconha entre os estados de SP e MS. O plano, descoberto após monitoramento de ligações telefônicas, de acordo com a sentença de 1º grau, era que dois carros saíssem simultaneamente de Marília e Nova Andradina e se encontrassem no meio da estrada para que a droga fosse transferida de um veículo ao outro. Como houve um desencontro, a maconha foi dispensada em um matagal, mas foi encontrada pela polícia dias depois.

Para a defesa, estariam claras a nulidade do processo e a coação ilegal decorrente dela, uma vez que a instauração da investigação policial e o ajuizamento da ação penal tiveram por base uma denúncia anônima.

O MPF opinou pelo não conhecimento do recurso, pois a questão da denúncia anônima não chegou a ser analisada pelo TJ/SP, o que caracterizaria supressão de instância. Além disso, também citou jurisprudência do STJ e do STF, segundo a qual a denúncia anônima é admitida como instrumento gerador de diligência, pela autoridade policial, para apurar a veracidade das informações nela veiculadas.

Apreciação na apelação

A desembargadora convocada Marilza Maynard não conheceu do recurso e ressaltou o entendimento do STJ quanto à inexistência de ilegalidade na instauração de inquérito policial ou na deflagração da ação penal após denúncia anônima, desde que os fatos noticiados por ela sejam confirmados em investigações preliminares.

A análise da alegada ilegalidade seria possível, mas não por meio de HC. Segundo a desembargadora, "a tese apresentada pela defesa deve ser apreciada na apelação, uma vez que demanda o exame aprofundado das provas produzidas em juízo para demonstrar que a autoridade policial não procedeu a investigações preliminares acerca da veracidade dos fatos noticiados".

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas