MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Projeto regulamenta direito ao reconhecimento da paternidade afetiva
Câmara

Projeto regulamenta direito ao reconhecimento da paternidade afetiva

Proposta modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Da Redação

domingo, 11 de agosto de 2013

Atualizado às 09:35

A Câmara analisa o PL 5.682/13, do deputado Newton Cardoso, que regulamenta o reconhecimento da paternidade socioafetiva, que já vem sendo concedido pela justiça, mas sem previsão legal expressa. A proposta modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.069/90) e, segundo o deputado, "dá maior segurança jurídica às relações familiares".

Newton Cardoso lembra que o projeto, ao mesmo tempo em que formaliza em lei a investigação de paternidade ou maternidade, estabelece que "o reconhecimento do estado de filiação socioafetiva não decorre de mero auxílio econômico ou psicológico". O pedido de reconhecimento, assim como no caso de filiação biológica, pode ser feito contra os pais ou herdeiros.

O autor lembra que "os conceitos de família e relação de parentesco sofreram profundas modificações nas últimas décadas. A sociedade e o Direito valorizam cada vez mais os laços de carinho, afeição e solidariedade, em vez das relações puramente biológicas".

Nessa nova realidade, o deputado diz que "ser pai não é apenas possuir vínculo genético com o filho. Significa estar presente no cotidiano, instruindo, dando carinho, protegendo, educando e preservando os interesses da criança".

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas