MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogado acusado de se apropriar de dinheiro de cliente prestará serviços
Substituição de pena

Advogado acusado de se apropriar de dinheiro de cliente prestará serviços

Ele foi acusado por uma cliente de apropriar-se de R$ 11 mil, valor referente a indenização por danos materiais e morais.

Da Redação

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Atualizado às 09:05

A 1ª câmara Criminal do TJ/SC confirmou, por unanimidade, sentença que condenou advogado a prestar serviços à comunidade e pagar multa, substituindo a pena de um ano e quatro meses de reclusão. Ele foi acusado de ter se apropriado do dinheiro de uma cliente, referente à indenização por danos morais e materiais.

De acordo com o TJ/SC, o dinheiro teria sido retirado pelo profissional em dezembro de 2006, após ganhar ação ajuizada em 2004. Contudo, ele só teria entregue a indenização no valor de R$ 11 mil à autora nove meses depois, quando ela já havia apresentado representação na OAB e registrado ocorrência na delegacia.

Na apelação, o advogado alegou prescrição da ação criminal ajuizada pelo MP e pediu sua absolvição, ou ao menos a exclusão do agravante relativo à prática do delito na profissão. Pleiteou, ainda, a substituição da prestação de serviços pelo pagamento de 50% do salário mínimo por mês de condenação, ou o cumprimento em outra comarca.

O desembargador relator Carlos Alberto Civinski não acolheu os pedidos do apelante e apontou que a defesa não mencionou a data de recebimento da denúncia, ocorrida em período inferior ao prazo prescricional de quatro anos.

Para o magistrado, ficou claro que o réu cometeu o delito na condição de procurador judicial da vítima, e que agiu como se fosse dono do dinheiro."Os documentos também comprovam que o recorrente era advogado da vítima. Ademais, o fato de ele ter ressarcido os respectivos valores não contribui para a exclusão da causa de aumento como quer fazer crer a defesa", finalizou.

O Tribunal não divulgou o número do processo.

Fonte: TJ/SC

Patrocínio

Patrocínio Migalhas