MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Inquérito contra deputado Eduardo Cunha é arquivado
Denúncia

Inquérito contra deputado Eduardo Cunha é arquivado

Não foram constatados indícios de que o parlamentar estivesse favorecendo empresas de combustíveis de modo que ele pudesse ser investigado pelo STF.

Da Redação

domingo, 1 de setembro de 2013

Atualizado às 10:32

O ministro Celso de Mello, do STF, acolheu proposição da PGR e determinou o arquivamento do inquérito em relação ao deputado Federal Eduardo Cunha. A decisão ressalva a possibilidade de reabertura das investigações penais caso haja provas substancialmente novas.

O inquérito foi instaurado para apurar a suposta prática de crimes contra a ordem tributária pelos representantes da Refinaria de Petróleo de Manguinhos e outras empresas do ramo de combustível e, nas interceptações telefônicas dos supostos envolvidos, surgiram indícios da participação de Cunha.

Em sua manifestação, a PGR informou ao ministro, relator do inquérito, que todas as diligências deferidas por ele foram executadas, e não foram constatados indícios da prática de crime que possa ser investigado pelo STF. Assim, requereu a devolução dos autos ao juízo de origem (20ª vara Criminal do Rio de Janeiro/RJ) para que prossiga a investigação em relação aos demais envolvidos.

Ao decidir, o ministro Celso de Mello esclareceu que, na ausência de elementos que justifiquem o oferecimento de denúncia contra o parlamentar, o STF "não pode recusar o pedido - deduzido pelo próprio chefe do MPU - de que os autos sejam arquivados".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas