MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Grupo de reforma política propõe fim da reeleição
Reforma política

Grupo de reforma política propõe fim da reeleição

Outra proposta é a coincidência das datas das eleições a cada quatro anos.

Da Redação

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Atualizado às 07:22

O grupo de trabalho da reforma política definiu nesta quinta-feira, 5, posição pelo fim da reeleição para presidente, governador e prefeitos e a coincidência das datas das eleições a cada quatro anos. Ambos os pontos serão válidos a partir de 2018 caso as propostas sejam aprovadas pelo Congresso. A partir dessa decisão, o grupo vai elaborar uma nova proposta legislativa, que vai começar a tramitar na Câmara.

Caso a proposta seja aprovada pelos parlamentares, prefeitos e vereadores eleitos em 2016 cumprirão "mandato tampão" até 2018.

Próximas decisões

O coordenador do grupo, deputado Cândido Vaccarezza, afirmou que o colegiado vai decidir na próxima quinta-feira, 12, as seguintes questões: duração do mandato, fidelidade partidária e fim das coligações partidárias. No dia 19, os integrantes da grupo tomarão decisão sobre o sistema eleitoral.

O relator do colegiado, deputado Alfredo Sirkis, já apresentou uma primeira proposta. Ele sugeriu um sistema eleitoral misto, proporcional e majoritário, para deputados; limites para doações de pessoas físicas e jurídicas para campanhas; além de redução dos gastos na propaganda de rádio e TV.

Outras propostas em tramitação

A deputada Luiza Erundina lembrou que já existem várias propostas em tramitação hoje sobre todos os assuntos decididos pelo grupo de trabalho. Por exemplo, tranca a pauta do plenário da Câmara o projeto da minirreforma eleitoral (PL 5.735/13); e também estão prontos para votação os projetos analisados pela comissão especial da reforma política - PECs 10/95 e 3/99; PL 1538/07 - , outro colegiado da Câmara que analisa o tema.

Há ainda a Frente da Reforma Política com Participação Popular, coordenada por Erundina. A frente está coletando assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular, nos moldes da proposta do movimento Eleições Limpas.

Além disso, diversas comissões especiais sobre reforma política já funcionaram no Congresso no passado, sem sucesso em aprovar propostas. Diante dessa complexidade de debates, Erundina acredita que a reforma política só será efetivamente aprovada por meio do projeto de iniciativa popular.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas