MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Festival Internacional de Literatura debate temas ligados a Direito e reúne juristas e escritores
Encontro

Festival Internacional de Literatura debate temas ligados a Direito e reúne juristas e escritores

Com início quinta-feira, 19, na sede da Associação, os ingressos podem ser adquiridos pelo site do evento.

Da Redação

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Atualizado às 09:38

Em meio à acinzentada capital paulista, nasce a primeira edição do Pauliceia Literária, festival que irá reunir nomes da literatura nacional e internacional para debater assuntos ligados às letras, ao Direito, ao cinema, entre outros temas. Evento tem início nesta quinta-feira, 19, e acontece até 22/9.

O festival

A primeira edição do encontro faz parte das comemorações dos 70 anos da AASP. Nesta estreia, a escritora, dramaturga e roteirista Patrícia Melo será homenageada e participará da mesa de abertura do evento, que terá como tema uma análise de sua obra, e de um debate sobre o processo de escrita.

Além de Patrícia, Ignácio de Loyola Brandão, Laurentino Gomes, Edney Silveste, entre outros autores, vão compor as mesas de debate promovidas nos quatro dias de evento. Em uma delas, as escritoras Ana Maria Machado, Beatriz Bracher e Luiza Nagib Eluf prestarão uma homenagem à Lygia Fagundes Telles, em uma conversa sobre o papel da mulher na literatura e no Direito.

Letras da lei

Temas centrais do encontro, Direito e literatura permearão as mesas de debate. No dia 20, Miguel Reale Jr. e José Alexandre T. Guerreiro participam de conversa mediada por Pierre Moreau, sobre a importância da literatura na formação de um advogado. No mesmo dia, a mesa "Advogado, profissão: escritor" contará com a presença de Scott Turrow, autor que se iniciou profissionalmente como advogado e procurador.

Em 21/9, o debate intitulado "Shakespeare e a Lei" irá analisar alguns dos casos jurídicos mais famosos da obra do escritor inglês. Na mesma data, Antônio Claudio Mariz de Oliveira, Luiz Eduardo Soares e Patrícia Melo abordam Justiça, violência e punição.

Confira a programação completa.

_______________