MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CEDES firma acordo de cooperação acadêmica com a Universidade de Columbia, em Nova York
Intercâmbio

CEDES firma acordo de cooperação acadêmica com a Universidade de Columbia, em Nova York

O CEDES, a Universidade de Columbia e o Columbia Global Centers Latin America (Rio de Janeiro) - braço da universidade no Rio de Janeiro - irão estimular a cooperação e troca de conhecimento por meio do programa de intercâmbio de pesquisadores.

Da Redação

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Atualizado às 08:03

O CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social, presidido pelo professor João Grandino Rodas, acaba de firmar convênio de cooperação acadêmica com a Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, uma das mais tradicionais e prestigiosas instituições de ensino e pesquisa do mundo, fundada em 1754.

O CEDES, a Universidade de Columbia e o Columbia Global Centers Latin America (Rio de Janeiro) - braço da universidade no Rio de Janeiro - irão estimular a cooperação e troca de conhecimento por meio do programa de intercâmbio de pesquisadores. Inicialmente, os pesquisadores selecionados pelo CEDES poderão cursar disciplinas na Faculdade de Direito de Columbia, bem como utilizar a infraestrutura de pesquisa, incluindo a biblioteca.

O CEDES lançará, anualmente, um edital para a seleção de bolsistas interessados em desenvolver estudos na Universidade de Columbia. A princípio, o número de pesquisadores selecionados pelo CEDES e enviados para Nova York deverá ser limitado a dois por ano, mas este número poderá ser revisto posteriormente. O convênio cria possibilidades para o desenvolvimento de outros projetos de pesquisas em conjunto, atividades acadêmicas e científicas, tais como cursos, conferências, seminários, simpósios e palestras. A proposta vale também para a troca de pesquisas entre os profissionais, pesquisadores e materiais de interesse comum das instituições objetivando, em última análise, o aprimoramento dos estudos em matéria concorrencial no Brasil.

A parceria tem validade de cinco anos e poderá ser renovada de acordo com o interesse dos envolvidos. De acordo com o professor Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Centers Latin America, no Rio, o convênio assinado com o CEDES irá permitir uma troca internacional de conhecimento e experiências no campo de direito concorrencial (anti-truste) permitindo avanços acadêmicos e também práticos, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. "Os professores e pesquisadores da Universidade de Columbia estão animados com as oportunidades que o convênio com o CEDES abre para melhor entender a realidade brasileira neste campo de direito tão importante para o crescimento econômico e social", destaca.

Para o professor João Grandino Rodas, o convênio é uma excelente oportunidade para pesquisadores que almejem aprofundar e desenvolver estudos comparados. "Certamente, a celebração do convênio propiciará a aproximação institucional do CEDES com essa tradicional universidade norte americana proporcionando a contribuição para o desenvolvimento de estudos em direito concorrencial e econômico". Rodas vê o acordo como um grande avanço institucional para o CEDES.

____________