sábado, 28 de novembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Memória e cultura

Exposição no Museu Histórico da OAB homenageia advogados abolicionistas

Foi lançada a exposição Memória e Cultura Afro-brasileira, no Museu Histórico da OAB. A mostra, que presta homenagem a advogados que atuaram na época da abolição da escravatura, vai até 29/9.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Nesta terça-feira, 24, foi lançada a exposição Memória e Cultura Afro-brasileira, no MuseuHistórico da OAB. A mostra, que presta homenagem a advogados que atuaram na época da abolição da escravatura, vai até 29/9. Na cerimônia de abertura, o presidente do Conselho Federal da Ordem, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, citou nomes como o de Joaquim Nabuco e Rui Barbosa. "Esses advogados foram agentes diretos na aplicabilidade de leis de extinção progressiva da escravidão que antecederam a abolição".

Parafraseando Rui Barbosa, Marcus Vinícius disse que "declarar abolida a escravidão é dar apenas meia liberdade aos escravos. A parte mais difícil e mais importante da eliminação do jugo servil consiste na redenção intelectual do liberto, na sua educação para o regímen da vida civil pela escola e pelo trabalho". O presidente destacou que a abolição foi apenas um passo e que se consolida com "educação, liberdade e trabalho".

O presidente do Ibram - Instituto Brasileiro de Museus, Angelo Oswaldo, esteve presente à solenidade e disse que a exposição faz parte da 7ª Primavera dos Museus, que tem como tema em 2013 a cultura afro-brasileira. "Esse ano faz 25 anos da criação da Fundação Nacional Palmares, que valoriza essa cultura riquíssima, que tem imensa formação histórica em nosso país".

A ex- diretora da ENA - Escola Nacional de Advocacia e ex -presidente da seccional do PI, Fides Angélica, também participou da cerimônia e falou que o museu é uma instituição importante para o resgate histórico da cidadania. "A OAB está resgatando a memória de tantos advogados, que a custa de sacrifício, lutaram contra a escravatura". Além dela, estiveram na abertura da exposição o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo, Eduardo Pugliesi, a gerente de Relações Externas, Francisca Miguel e a historiadora Cristina Britto.

Fonte: OAB

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 25/9/2013 09:11