MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidência do TJ/PR é disputada por seis candidatos
Eleição

Presidência do TJ/PR é disputada por seis candidatos

O novo presidente vai cumprir o tempo de mandato restante deixado pelo desembargador Clayton Camargo, até janeiro de 2015, que renunciou ao cargo.

Da Redação

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Atualizado às 08:34

Os desembargadores Antenor Demeterco Júnior, Sérgio Arenhart, Luiz Sérgio Neiva de Lima Vieira, Miguel Thomaz Pessoa Filho, Robson Marques Cury e Guilherme Luiz Gomes são os seis candidatos à eleição para a presidência do TJ/PR, que será realizada na próxima quinta-feira, 3. O novo presidente vai cumprir o tempo de mandato restante deixado pelo desembargador Clayton Camargo, até janeiro de 2015, que renunciou ao cargo.

No último dia 25, o desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, na condição de 1º vice-presidente, assumiu a presidência do TJ/PR, depois da renúncia de Clayton Camargo, no dia 23, quando também apresentou pedido de aposentadoria ao Órgão Especial alegando motivos de saúde.

Entretanto, o corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, determinou por liminar a suspensão da tramitação do pedido de aposentadoria do desembargador. Clayton Camargo é alvo de sindicância instaurada pela Corregedoria Nacional de Justiça e, segundo o MP, estaria antecipando sua aposentadoria para fugir de um eventual PAD.

Confira o perfil dos candidatos.

Antenor Demeterco Júnior

Filho de Antenor Demeterco e Lúcia Zanier Demeterco, nasceu em Curitiba/PR, no dia 31/5/44. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em 1967 e cursou administração pública e municipal, em Madrid/Espanha. Após concurso público, ingressou na magistratura como juiz substituto, em 1970, exercendo suas funções nas comarcas de Santo Antonio da Platina, Joaquim Távora, Ribeirão do Pinhal, Wenceslau Brás, Tomazina, Ibaiti, União da Vitória, Palmas e São Mateus do Sul. Após novo concurso, em 1974, foi nomeado juiz de Direito da comarca de Capanema. Na capital, atuou junto às 11ª e 6ª varas Cíveis, sendo diretor do fórum Cível da capital nos dois períodos. Em fevereiro de 2002 foi promovido ao cargo de juiz de Alçada. E em 3/2/05 foi elevado ao cargo de desembargador.

Sérgio Arenhart

Filho de Benno Arenhart e Therezinha Bellinaso Arenhart, nasceu em Joaçaba/SC, no dia 29/1/45. Formou-se pela Faculdade de Direito da PUC/PR em 1969. Aprovado em concurso público em 1969 para juiz substituto, exerceu suas funções nas comarcas de Cascavel, Foz do Iguaçu, Matelândia, Capanema, Medianeira, Toledo, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Telêmaco Borba e Marechal Cândido Rondon. Após novo concurso, em 1970, foi nomeado juiz de Direito da comarca de Curiúva. Em março de 1995 foi promovido ao tribunal de Alçada. Em 5/12/03 foi promovido pelo critério de merecimento ao cargo de desembargador. Ocupou os cargos de 2° e 1º vice-presidente do TJ.

Luiz Sérgio Neiva de Lima Vieira

Filho de Valdolino Vieira e Maria de Lourdes Ramos Neiva de Lima Vieira, nasceu em Sertanópolis/PR, no dia 27/10/45. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1970, e em sociologia política e administração pública pela PUC, em 1969. Possui os cursos de mestrado em Direito Constitucional, especialização em Direito Civil e Processo Civil e especialização em Direito Internacional. Atuou como membro da comissão da reforma política eleitoral do TSE. Exerceu a advocacia até 1977, quando foi aprovado em concurso para juiz substituto, porém não assumiu. Em 1978, após aprovação em novo concurso, iniciou a carreira na magistratura na comarca de Laranjeiras do Sul. Em 28/2/03 foi promovido ao cargo de juiz do tribunal de Alçada. E em 3/2/05 foi promovido ao cargo de desembargador.

Miguel Thomaz Pessoa Filho

Filho de Miguel Thomaz Pessoa e Helena Alice Withers Pessoa, nasceu em Irati/PR, no dia 13/3/45. Formou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba/PR, em 1970. Em 1972 foi aprovado em concurso público para juiz substituto, exercendo suas funções na comarca de Ponta Grossa. Após novo concurso, em 1977, foi nomeado juiz de Direito da comarca de Andirá. Foi diretor do fórum de Delitos de Trânsito da Capital de 1991 a 1993. Foi convocado para substituir no TJ junto à 1ª câmara Criminal e designado para integrar grupo que elaborou anteprojeto de Lei, visando à implantação de Juizados Especiais. Em junho de 1995 foi promovido ao tribunal de Alçada. E em 13/8/04 foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador.

Robson Marques Cury

Filho de Annis Cury e Theodolinda Marques Cury, nasceu em Tibagi/PR, no dia 23/8/48. Formou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba, em 1972 e pela Faculdade de Ciências Econômicas da Fundação de Estudos Sociais do PR, em 1973. Em 1976 foi aprovado em concurso público para juíz. Como juiz adjunto exerceu suas funções na comarca de União da Vitória. Após novo concurso, em 1978, foi nomeado juiz de Direito da comarca de Dois Vizinhos. Em 1990 foi removido por merecimento para Curitiba. Em 1995 assumiu como juiz substituto em 2º grau. No dia 14/4/00 foi promovido ao tribunal de Alçada. Em 3/2/05 foi promovido ao cargo de desembargador.

Guilherme Luiz Gomes

Natural de Curitiba/PR, nascido em 23/7/50 e formado pela Faculdade de Direito de Curitiba. Ingressou na carreira da magistratura no ano de 1982, por meio de concurso Público, atuando como juiz substituto nas seções judiciárias de Umuarama e Foz do Iguaçu e como juiz de Direito titular nas comarcas de Matelândia, Umuarama, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Curitiba. Foi presidente da Amapar no biênio 1996/1997, juiz do TRE, juiz da 2ª turma Recursal do JEC de Curitiba e juiz auxiliar da presidência do TJ. Foi nomeado como juiz do tribunal de Alçada em 28/9/04 e em 3/2/05 foi elevado ao cargo de desembargador.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas