MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB/SP entrega prêmio Benedicto Galvão
Homenagem

OAB/SP entrega prêmio Benedicto Galvão

Amanhã, 26, às 19h, a Comissão entregará o prêmio a 11 homenageados.

Da Redação

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Atualizado às 10:40

Nesta terça-feira, 26, às 19h, a Comissão da Igualdade Racial da OAB/SP entregará o "Prêmio Benedicto Galvão 2013" a 11 homenageados pelo reconhecimento do trabalho ou esforço em prol dos direitos afrodescendentes brasileiros. A solenidade ocorre no salão nobre da seccional.

A Comissão recebeu ainda "Voto de Congratulações" da Câmara municipal de SP, por iniciativa do vereador Orlando Silva, durante as comemorações do dia nacional da Consciência Negra (20/11). "Esse reconhecimento está voltado ao trabalho que vem sendo realizado pela comissão em prol da sociedade", afirmou Carmen Dora de Freitas Ferreira, presidente da Comissão.

Prêmio

O advogado Benedicto Galvão presidiu a OAB/SP de 1940 a 1941, durante o afastamento de Noé Azevedo e é considerado o primeiro presidente negro da OAB SP. Diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1907 e morreu em 13 de junho de 1943.

Este ano receberão o prêmio, a desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, o promotor de Justiça de SP Christiano Jorge Santos, a conselheira da OAB/SP Eunice Aparecida de Jesus Prudente, o químico Francisco Carlos Quintino da Silva, o advogado Sinvaldo José Firmo, o precursor do movimento negro Milton Barbosa, a ginasta Daiane dos Santos, a advogada Sonia Maria Aparecida Nascimento, o ativista do Movimento Negro e da Preservação dos Direitos Humanos Jorge Reis Tarcisio, a pesquisadora social Diná da Silva Branchini e a empresária Maria do Carmo Valério.

_________