MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Especialista dá dicas para compras no e-commerce
Final de ano

Especialista dá dicas para compras no e-commerce

Coriolano Almeida Camargo, presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, dá dicas de como se proteger nas compras de final de ano.

Da Redação

sábado, 21 de dezembro de 2013

Atualizado em 18 de dezembro de 2013 16:11

Com a proximidade do Natal, a saída para muitas pessoas é recorrer ao e-commerce oferece. Mas, justamente, pela data comemorativa e pelo aumento nas vendas, os consumidores devem redobrar sua atenção. Entre várias armadilhas de se utilizar o comércio eletrônico, uma dessas desvantagens é que sempre tendem a aumentar nesta época do ano.

Segundo o advogado Coriolano Almeida Camargo, presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, é muito importante que o lojista forneça endereço físico, telefone e e-mail para contato. Ele também deve disponibilizar e cumprir os procedimentos para devolução, prazo de entrega, política de privacidade acerca dos dados disponibilizados pelos usuários e formas de pagamento, fornecendo sempre a nota fiscal e respeitando as determinações do CDC.

"Na hora do pagamento o consumidor precisa fornecer informações pessoais, como endereço e número de cartão de crédito. Faça compras apenas em sites com siglas 'HTTPS' em seu endereço e que possuam um cadeado, para que todo o processo seja feito com segurança, e evite fazer as compras em computadores públicos", explica o especialista.

"É importante que o internauta sempre mantenha seu navegador e antivírus atualizados. Além disso, muito cuidado ao abrir emails, sobretudo àqueles que tenham arquivos anexos. Cuidado também com preços muito abaixo da média, além de rigorosa atenção com as informações que aparecem no site sobre seu cadastro podem lhe garantir uma compra mais segura e confiável", completa Coriolano.

___________

OAB/SP