MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Das Práticas Anti-sindicais às Práticas Anti-Representativas"

Resultado do sorteio da obra "Das Práticas Anti-sindicais às Práticas Anti-Representativas"

x

Da Redação

quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Atualizado em 9 de dezembro de 2005 14:50


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou dois exemplares do livro "Das Práticas Anti-sindicais às Práticas Anti-Representativas - Sistemas de Combate e a Tutela de Representações Coletivas de Trabalhadores" (editora LTR, 536p.), escrito e gentilmente oferecido por Marcus de Oliveira Kaufmann. Confira os ganhadores abaixo.


Este é um precioso e oportuno livro, que surge em grave momento histórico, em que todos se inflamam ao discutir a reforma sindical brasileira. A representação dos trabalhadores no local de trabalho é um dos traços mais importantes da liberdade sindical, propiciando, ademais, inserção do trabalhador na empresa e instauração da cidadania corporativa.


Didático, objetivo e apoiado em excelente biblio-grafia, o Autor traz propostas arrojadas, em sintonia com o claro declínio e perda da auréola mágica dos sindicatos. Suas idéias convergem para um sistema que permite estabelecer verdadeira sinergia entre a atividade sindical e as representações de trabalhadores no local de trabalho.


Essas representações internas podem estabelecer processos de parceria empresa/trabalhador, com mais possibilidades de êxito do que com a participação clássica dos sindicatos. Pode-se dizer que são verdadeiros meca-nismos participativos de gestão empresarial.


Como diz o Autor, com rara felicidade, a negociação coletiva local , dentro da empresa e sem a intervenção do sindicato, é um "standard" mínimo de democracia.


Com sua inteligência e cultura, o Autor contribui enormemente para a compreensão dos novos rumos do sindicalismo e da modernização das relações de trabalho.


Marcus de Oliveira Kaufmann é Mestre em Direito das Relações Sociais (Direito do Trabalho) pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Advogado em Brasília.

______________


Ganhadores:

  • Renato de Souza, São Paulo/SP
  • Fabiane Tognin, Piracicaba/SP