MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julga improcedente acusação contra Romário por injúria
Injúria

STF julga improcedente acusação contra Romário por injúria

Acusação foi feita pelo presidente da Federação Paulista de Futebol e vice-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, que alegava que o deputado teria ofendido sua honra em declaração.

Da Redação

sexta-feira, 21 de março de 2014

Atualizado às 08:59

Por unanimidade, o plenário do STF julgou improcedente a acusação feita por Marco Polo Del Nero contra o deputado Federal Romário de Souza Farias pela suposta prática do crime de injúria. Del Nero, que é presidente da Federação Paulista de Futebol e vice-presidente da CBF, alegava, em queixa-crime apresentada na Corte, que uma afirmação de Romário ofenderia sua honra e configuraria crime de injúria.

O relator do Inquérito, ministro Teori Zavascki, observou que o fato de a afirmação ter sido feita em reunião em ambiente privado afasta a imunidade parlamentar alegada pela defesa do deputado. O ministro ressaltou que o STF, em diversas ocasiões, assentou que o crime de injúria se caracteriza por pronunciamentos genéricos contra a dignidade ou decoro da vítima.

O ministro considerou que, no caso, ao atribuir em suas declarações condutas impróprias a dirigentes esportivos de futebol, entre os quais Del Nero, não foi evidenciado o dolo específico imprescindível à configuração do delito, "mas sim ânimo de criticar, gravosamente ou não, o que não ingressa na órbita criminal, pois afastado o elemento subjetivo do tipo".

O procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, apresentou parecer pela rejeição da queixa-crime, também sem acolher a argumentação de imunidade parlamentar. "O especial fim de agir do querelado não era ofender o querelante - o padrão da linguagem por ele empregado permite concluir que, fosse essa a intenção, a fala teria sido mais direta, de foco mais fechado e, sobretudo, ainda mais rude; o que ele pretendia era formular crítica ampla, horizontal, às vicissitudes da gestão do futebol brasileiro e sul-americana, que ele genuinamente reputa genericamente desonesta".