MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado é atingido por PM com spray de pimenta ao tentar mediar conflito
Violência

Advogado é atingido por PM com spray de pimenta ao tentar mediar conflito

Episódio ocorreu na manhã desta segunda-feira, 24, no DF.

Da Redação

terça-feira, 25 de março de 2014

Atualizado às 08:53

Na manhã desta segunda-feira, 24, enquanto tentava mediar um conflito entre policiais e manifestantes que protestavam na via Estrutural, no DF, o advogado Carlos Augusto Araújo, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF, foi atingido por jatos d'água e spray de pimenta.

Indignados com a forma como a PM tratou o causídico, a seccional da Ordem do DF emitiu nota de repúdio contra o episódio e contra a "forma truculenta e violenta" com que os policias se portaram. Na nota, a seccional defende ser "imperioso que o comando da PM identifique esses algozes da liberdade e tome as devidas medidas de punição".



(Clique nas imagens para ampliar)

Veja vídeo retratando parte do conflito e o momento em que um policial militar atinge o causídico com spray de pimenta. Ele foi socorrido por manifestantes.

As cenas rememoram o triste episódio da Praça da Paz Celestial, na China, que data de 1989, quando um "Rebelde Desconhecido", também conhecido como O Homem dos Tanques, ganhou status de figura heróica após posicionar-se frente a uma coluna de tanques, obrigando-os a parar.

Confira a íntegra da nota da OAB/DF abaixo.
____________________

OAB/DF repudia violência contra advogado na estrutural

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil vem a público manifestar repúdio à forma truculenta e violenta com que a Polícia Militar do Distrito Federal se portou na manhã desta segunda-feira (24) contra o advogado Carlos Augusto Araújo, durante protesto realizado por moradores da Estrutural. Ao final da manifestação, já com as pistas praticamente liberadas, os policiais passaram a acionar jatos de água na direção do advogado, que precisou ser socorrido por transeuntes. Não satisfeito, outro policial foi na sua direção disparando spray de pimenta.

Como as cenas de brutalidade desnecessária foram filmadas e podem ser vistas nas redes sociais, é imperioso que o comando da PM identifique esses algozes da liberdade e tome as devidas medidas de punição. O advogado estava no local com o propósito de contribuir na mediação de um possível conflito entre moradores e policiais, no pleno exercício que lhe foi reservado por preceito constitucional no sentido de preservação dos direitos e garantias dos cidadãos.

Trata-se, portanto, não apenas de uma flagrante violação às prerrogativas profissionais do advogado, que desde já conta com integral solidariedade e apoio da OAB/DF, como também de transgressão aos direitos humanos. Além, claro, de revelar, uma vez mais, o despreparo da PM quando confrontada com manifestações populares. A Secretaria de Segurança Pública, o Comando Geral da PM/DF e o Governo do Distrito Federal precisam respeitar os direitos dos manifestantes, saber dialogar com suas lideranças e representantes e evitar o uso da força quando não estão sendo perpetrados atos ilícitos de depredação do patrimônio, como nesse caso.

Truculência, no entanto, parece ser a palavra de ordem numa cidade cujos problemas de moradia da população de baixa renda são gritantes e se acumulam perigosamente. Esta era, por sinal, a razão dos protestos dos moradores da Estrutural, região marcada pela falta de assistência das autoridades do governo. São situações como essas, na capital federal prestes a sediar jogos da Copa do Mundo, que nos envergonham perante o mundo civilizado e nos tornam assíduos frequentes das listas de violadores sistemáticos de direitos humanos.