MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Decisão Judicial e Discricionariedade"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Decisão Judicial e Discricionariedade"

A obra "Decisão Judicial e Discricionariedade" analisa o poder discricionário dos juízes sob o âmbito das sentenças determinativas.

Da Redação

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Atualizado em 1 de abril de 2014 09:24

A obra "Decisão Judicial e Discricionariedade" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais - 221p.), de Carmen Ligia de Andrade Nery, do escritório Nery Advogados, analisa o poder discricionário dos juízes sob o âmbito das sentenças determinativas.

Ideal para aqueles que desejam dar um salto em direção à superação das diversas formas de positivismo. A autora busca, seguindo um enfoque constitucional e filosófico adequado, oferecer novos parâmetros a partir da estrutura delimitada pelo contemporâneo conceito de norma e pela necessidade de fundamentação na complementação do tipo legal certo.

A obra é complementada por alguns julgados decididos por meio de sentença determinativa com o intuito de analisar o elemento de historicidade das decisões e, assim, a coerência e integridade na aplicação de textos normativos de conteúdo vago.
A sentença determinativa trabalha com textos normativos abertos semanticamente, deixando claro o papel criador de direito exercido pelo juiz na prolação da sentença.

O livro mostra as dificuldades enfrentadas pela doutrina na conceituação dessa sentença quando analisada a partir de suas premissas teóricas clássicas.

Sobre a autora :

Carmen Ligia de Andrade Nery é advogada do escritório Nery advogados. Mestre e doutoranda em Direito pela PUC/SP e especialista em administração legal para advogados pela FGV/SP. Bacharel em Direito pela Mackenzie e membro do corpo editorial da Revista de Direito Privado, publicada pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais.

__________

Ganhador :

  • Lucas Santos de Oliveira, assistente Jurídico em Embu das Artes/SP.

__________

EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA

Nery Sociedade de Advogados