MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lei que altera distribuição de tempo de propaganda não vale para eleições de 2014
Justiça eleitoral

Lei que altera distribuição de tempo de propaganda não vale para eleições de 2014

Como a norma passou a vigorar há apenas cinco meses, não teria validade por força do artigo 16 da CF.

Da Redação

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Atualizado às 08:57

Na sessão administrativa desta terça-feira, 27, o plenário do TSE decidiu, por unanimidade, que as novas regras estabelecidas pela lei 12.875/13 não valem para as Eleições 2014.

A norma, publicada em 30 de outubro do ano passado, altera as leis 9.096/95 (lei dos partidos políticos) e 9.504/97 (lei das eleições), mudando a distribuição das cotas do Fundo Partidário e do tempo de propaganda destinado às agremiações partidárias.

A decisão plenária foi tomada na análise de uma consulta apresentada pelo presidente do Partido Humanista Social (PHS), Eduardo Machado e Silva Rodrigues.

Ao acompanhar o voto do relator da consulta, ministro Henrique Neves, o Plenário do TSE respondeu afirmativamente à primeira questão formulada pelo parlamentar, no sentido de que tais regras alteram o processo eleitoral e, consequentemente, "a relação de força entre os partidos".


Ao responder à segunda pergunta, os ministros firmaram o entendimento de que como a norma passou a vigorar há apenas cinco meses, não teria validade por força do artigo 16 da CF (princípio da anualidade eleitoral). Tal dispositivo diz que a lei que alterar o processo eleitoral não poderá ser aplicada "à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas