MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fonteles substitui Brindeiro

Fonteles substitui Brindeiro

Lula escolhe novo procurador-geral da República

Da Redação

sexta-feira, 6 de junho de 2003

Atualizado às 08:39

 

Fonteles substitui Brindeiro

 

Lula anunciou ontem a escolha do subprocurador-geral da República Cláudio Lemos Fonteles para assumir o cargo de procurador-geral da República em substituição a Geraldo Brindeiro. Logo após o anúncio, mesmo que de forma indireta, ele criticou o trabalho do antecessor.

 

"Não vou comentar a postura do procurador Geraldo Brindeiro. Agora, a minha postura, há mais de 30 anos, foi a de um trabalho dinâmico e de não deixar muito processo parado no gabinete", afirmou Fonteles ao ser questionado sobre o apelido de "engavetador de processos" atribuído ao procurador-geral da República.

 

Fonteles garantiu que, se for preciso questionar atos governamentais, assim o fará. "Mas dentro de um processo de diálogo e clareza, olhando nos olhos, sem subterfúgios", disse. "O Ministério Público é uma instituição da sociedade brasileira, que defende os valores democráticos, a pessoa humana, o patrimônio público e o trato honesto com a coisa pública", declarou.

 

Cláudio Lemos Fonteles deverá assumir o cargo de procurador-geral da República no final deste mês. Antes da posse, ele terá de passar por uma sabatina a ser realizada pelos integrantes CCJ do Senado.

 

O futuro procurador-geral conta com a admiração de grande parte da categoria. Há dois anos, em uma consulta realizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) sobre uma eventual substituição de Brindeiro, Fonteles foi o segundo mais bem votado. Ficou atrás apenas de Antonio Fernando.

 

No principal posto da Procuradoria, Fonteles terá a função de propor ações contra leis que considerar inconstitucionais e requisitar a abertura de processos criminais contra autoridades.

 

Além disso, caberá a ele dar pareceres em ações que tramitam no STF e no TSE.

________________