MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ministério da Saúde revoga portaria que incluía aborto legal em tabela do SUS
Aborto

Ministério da Saúde revoga portaria que incluía aborto legal em tabela do SUS

Revogação foi feita "a pedido" da bancada evangélica.

Da Redação

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Atualizado às 09:34

O Ministério da Saúde revogou na última quinta-feira, 29, a portaria 415/14. Editada no dia 22 de maio último, a portaria incluía o procedimento de aborto para os casos previstos em lei na tabela do SUS, pelo valor de R$443.

Antes da edição da portaria, o pagamento do aborto legal estava incluído no valor fixo pago aos hospitais habilitados, que sob sistema contratual prestam serviços ao SUS. Pelo texto da portaria, os pagamentos passariam a ser feitos por procedimento, o que na avaliação da pasta permitiria a remuneração de outros profissionais envolvidos, como psicólogos e assistentes sociais. No dia seguinte à edição da portaria, o ministro da saúde, Arthur Chioro, chegou a falar à imprensa e a ressaltar as vantagens da mudança.

Sete dias depois, a portaria foi revogada. Procurada, a assessoria de imprensa do MS alegou que a revogação deu-se porque não houve acerto sobre detalhes com os gestores municipais e estaduais, antes da publicação; justificou, ainda, ter havido "inconsistência no cálculo do impacto financeiro" que o procedimento causaria aos cofres públicos.

Pressão

A revogação açodada deu-se, contudo, após campanha contrária à portaria capitaneada por parlamentares da bancada evangélica. Após saber da medida, o PSC anunciou que ingressaria com medida na justiça contra a norma, por enxergá-la como "brecha para oficialização da interrupção da vida". Nesse tom, o partido anunciou em nota que o deputado André Moura havia protocolado o Projeto de Decreto Legislativo 1.490/14 para "sustar" a portaria.

Outro parlamentar a se posicionar contra a portaria foi o senador Magno Malta, que em pronunciamento no plenário no dia 27, disse: "Chamo a atenção para que nós cristãos, que entendemos o aborto como uma afronta à natureza de Deus, nos levantemos, nos insurjamos e exijamos que essa portaria seja revogada". Em suas palavras, a portaria obrigava o médico a "cometer um crime".

O deputado Eduardo Cunha, de base eleitoral evangélica, noticiou em seu site pessoal encontro com o ministro, com quem teria discutido os erros do texto. De acordo com o deputado, o vício da portaria consistiria em não exigir "rígidos requisitos de comprovação de que o procedimento é decorrente de estupro (...)".

Sem inovação

Não havia nenhum fato novo que justificasse a ação dos parlamentares; a portaria revogada referia-se apenas à forma de remuneração dos procedimentos realizados, que continuariam restritos às hipóteses de aborto permitidas pelo direito brasileiro: i) o chamado aborto necessário, indicado como única forma de salvar a vida da gestante; ii) aborto em caso de gravidez resultante de estupro; iii) aborto em caso de fetos anencéfalos.

De acordo com o próprio ministério, a mudança trazida pela portaria era apenas burocrática, uma vez que a interrupção da gravidez, em casos permitidos pela legislação, já era feita pelo SUS.

Revogar, melhor do que explicar

Na última eleição presidencial, o tema do aborto mostrou-se capaz de dividir a sociedade e influenciar o resultado das urnas. Em ano de eleição, a revogação da portaria às pressas foi preferida a explicações.