MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Escritórios trabalharão meio período durante a Copa

Escritórios trabalharão meio período durante a Copa

Pesquisa realizada por Migalhas indica que além de dispensar a equipe para assistir aos jogos, mais da metade dos entrevistados acredita que a Copa influenciará no rendimento dos funcionários.

Da Redação

terça-feira, 3 de junho de 2014

Atualizado em 2 de junho de 2014 16:40

A menos de 10 dias da Copa, os escritórios de advocacia se programam para assistir ao mundial acompanhando, pari passu, o funcionamento do Judiciário.

Migalhas ouviu 75 bancas para saber como será o funcionamento nos dias em que o Brasil entrar em campo. De acordo com a pesquisa, 91% dos escritórios funcionarão meio período, liberando os funcionários 2h a 3h antes do início das partidas, dependendo do horário que começar o jogo; 5% dos escritórios não trabalharão e 4% terão expediente normal, instalando televisores para a transmissão do futebol brasileiro.

Caso a seleção fique em primeiro lugar em seu grupo e vá até a final, o Brasil deverá ter cinco jogos em dias de semana, incluindo a abertura, em São Paulo, dia 12 de junho, na qual já foi decretado feriado municipal. Neste dia, 48% dos escritórios da capital paulista não terão expediente.

Meio período 91%
Sem expediente 5%
Assistir no escritório 4%

Rendimento

Dos entrevistados, 37% acham que a Copa não influenciará no rendimento do trabalho e 56% acreditam que os jogos irão repercutir de alguma forma no ritmo dos funcionários. Destes últimos, metade acredita que o impacto será negativo, uma vez que o rendimento cairá em função da euforia para as partidas.

"Acreditamos que durante o período da copa haverá uma desaceleração do ritmo de trabalho. Os funcionários estarão dispersos, voltados às discussões dos jogos e dos locais onde irão acompanhá-los. Além disso, a carga horária de trabalho terá uma redução substancial." Lyvia Carvalho Domingues, do escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados.

Pesquisa da Robert Half, empresa de recrutamento e seleção, aponta outro lado. De acordo com o levantamento, 52% dos diretores de RH acreditam que o período da Copa do Mundo trará impacto positivo na motivação e disposição dos colaboradores. Para Lucas Nogueira, gerente da divisão de recrutamento temporário, a pesquisa mostra o esforço das equipes de recursos humanos para reter e motivar talentos, um dos maiores desafios do setor hoje.

"Esse tipo de evento permite que se motive profissionais dentro de casa, uma vez que o brasileiro é muito ligado ao coletivo. A postura das empresas de ver com bons olhos a Copa e contribuir com a participação dos funcionários na festa vai nessa direção."

Interação

O campeonato promove também a interação entre os advogados, estagiários e funcionários dos escritórios. De acordo com o levantamento migalheiro, 36% dos escritórios promoverão algum tipo de interação, como decoração verde e amarela, bolões, happy hours e campanhas solidárias.

_______________

Das bancas consultadas, 65% estão localizadas na grande SP, 9% pertencem à cidade maravilhosa, 8% estão em BH, 3% em Brasília, 3% em Curitiba e 12% outras cidades.

Veja como fica os expediente das cidades sede que já se decidiram em relação aos feriados:

São Paulo - feriado dia 12/6, data da abertura da Copa do Mundo.

Rio de Janeiro - feriado a partir do meio-dia nos dias 18 e 25/6. Já na disputa de quartas de final, no dia 4/7, o feriado será integral.

Brasília - ponto facultativo na administração direta, autárquica e fundacional em 23, 26 e 30/6, dias úteis de jogos na capital.

Belo Horizonte - não haverá feriados. Caso haja jogo da seleção brasileira, o expediente dos servidores públicos será encerrado 5h antes do início da partida.

Fortaleza - feriado integral dia 17/6. Dia 24/6 (quando a cidade recebe Grécia e Costa do Marfim) será feriado a partir do meio-dia.

Curitiba - governo municipal determinou que o horário de trabalho nas repartições públicas municipais nos dias de jogos da Copa (16, 20, 23 e 26/6) será das 8h às 12h.

Natal - ponto facultativo nos dias de jogos na cidade.

Porto Alegre - ponto facultativo no período da tarde nas datas de jogos da seleção brasileira e nos dias em que ocorrerem partidas no estádio Beira-Rio.

Cuiabá - ponto facultativo nos dias de jogos na Arena Pantanal.

_______________


Patrocínio

Patrocínio Migalhas