MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Joaquim Barbosa pede ação penal contra advogado de Genoino
Ação e reação

Joaquim Barbosa pede ação penal contra advogado de Genoino

Ministro quer que Luiz Fernando Pacheco responda por desacato, calúnia, difamação e injúria.

Da Redação

terça-feira, 17 de junho de 2014

Atualizado às 07:42

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, enviou representação ao MPF pedindo a abertura de ação penal contra o advogado Luiz Fernando Pacheco, por desacato, calúnia, difamação e injúria.

Na semana passada, o ministro mandou seguranças da Corte retirarem Pacheco do plenário. Barbosa deu a ordem após Pacheco subir à tribuna para pedir que o presidente libere para julgamento o recurso no qual seu cliente, José Genoino, pede para voltar a cumprir prisão domiciliar, devido a problemas de saúde.

Ao subir à tribuna e interromper o julgamento para cobrar de Barbosa a liberação do recurso, Pacheco foi questionado pelo presidente: "Vossa Excelência vai pautar [a Corte]?". O advogado respondeu: "Eu não venho pautar. Venho rogar a Vossa Excelência que coloque em pauta, porque há parecer do procurador-Geral da República [Rodrigo Janot] favorável à prisão domiciliar deste réu, deste sentenciado. Vossa Excelência, ministro Joaquim Barbosa, deve honrar esta Casa e trazer aos seus pares o exame da matéria", respondeu Pacheco.

Após dizer duas vezes: "agradeço a vossa excelência", na tentativa de cortar a palavra de Pacheco, Barbosa determinou a retirada do advogado do plenário. "Eu vou pedir à segurança para tirar este homem", disse JB.

Ao ser abordado pelos seguranças, o advogado protestou: "Isso é abuso de autoridade!", gritou. Joaquim Barbosa ainda retrucou: "Quem está abusando de autoridade é Vossa Excelência. A República não pertence a Vossa Excelência, nem à sua grei. Saiba disso."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas