MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mulher é condenada por criar perfil falso
Rede social

Mulher é condenada por criar perfil falso

Servidora vai indenizar a vítima em R$ 8 mil.

Da Redação

sábado, 5 de julho de 2014

Atualizado em 4 de julho de 2014 10:53

A criação de perfil falso em rede social, por si só, configura lesão à honra subjetiva da pessoa. Com esse entendimento, a 16ª câmara Cível do TJ/MG condenou uma servidora pública municipal a indenizar uma servidora estadual por danos morais. A decisão confirma sentença da juíza Roberta Rocha Fonseca, da 2ª vara de Sacramento.

O perfil falso foi criado na rede social Orkut. Por medida judicial, ficou comprovado que o endereço do IP da máquina onde foi criada a página era o da servidora municipal.

Segundo a vítima, a requerida se referia a ela com expressões como "pé-de-lã", usada para designar pessoas que traem seus parceiros, o que causou abalo à sua honra, incluindo a utilização de fotos.

A servidora municipal se defendeu alegando que o IP não está localizado no computador do usuário, e sim na conta junto ao provedor de acesso à internet. Por essa razão, a acusada declarou que não há como comprovar que ela praticou o delito, já que uma rede sem fio envolve diversas máquinas e um grupo de pessoas pode ter o mesmo protocolo de comunicação de dados.

A juíza Roberta Fonseca, porém, entendeu que a diligência realizada foi suficiente para provar que a acusada foi responsável pela criação e pela manutenção do falso perfil e fixou a indenização por danos morais em R$ 8 mil.

Ambas as partes recorreram ao Tribunal. Entretanto, o relator, desembargador Batista de Abreu, rejeitou ambos os recursos, concluindo que o valor fixado é razoável e confirmando os fundamentos da sentença.

  • Processo : 1.0569.12.002571-7/001

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas