MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Juízes Empreendedores"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Juízes Empreendedores"

Existe hoje na Justiça brasileira o juiz empreendedor, que se coloca como gestor do tribunal e reivindica a administração dos tribunais.

Da Redação

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Atualizado em 7 de julho de 2014 10:16

Na obra "Juízes Empreendedores" (Lumen Juris - 255p.), o professor Fernando Fontainha investiga o impacto das novas tecnologias no trabalho dos juízes e descobre uma nova maneira de ser juiz no Brasil : focar no desenvolvimento de rotinas administrativas para o seu tribunal.

Existe hoje na justiça brasileira o juiz empreendedor, que se coloca como gestor do tribunal e reivindica a administração dos tribunais. Ou seja, o juiz é o chefe administrativo e gere uma equipe.

Segundo o professor, o país precisa ter uma magistratura adaptada para a realidade social e que seja capaz de prestar um serviço de qualidade para a sociedade brasileira.

"O texto de Fernando Fontainha é de uma dissertação de mestrado, defendida na Universidade Federal Fluminense no ano de 2006, sob a direção do professor Roberto Fragale, também um dos meus ex-alunos de doutorado. A defesa permitiu a valorização das qualidades reais desta pesquisa. De inicio, se tratava da abordagem de um fenômeno contemporâneo e atual no Brasil: a introdução massiva de computadores nos tribunais, por meio dos magistrados. Esta experiência foi apoiada por um projeto de modernização da justiça, devendo facilitar o trabalho dos magistrados, acelerar os processos e melhorar o funcionamento dos serviços e a satisfação dos usuários. Valia a pena estudar esta inovação de um ponto de vista sócio-político, no campo das praticas judiciárias. (...) O leitor constatará a seriedade de analise e a força da hipótese explicativa: poderíamos apenas esperar que outras pesquisas, sobre o mesmo objeto, venham confirmar ou nuançar os resultados do presente trabalho." Roberto Fragale Filho

Sobre o autor :

Fernando Fontainha é professor da FGV DIREITO RIO. Pesquisador. Doutor em Ciência Política pela Universidade de Montpellier. Mestre em Sociologia e Direito pela UFF e bacharel em Direito pela UFRJ.

__________

 

Ganhadora :

Herta Machado Capaverde, de Florianópolis/SC

__________

Fundacao Getulio Vargas