MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Burocracia excessiva gera danos para candidata impedida de fazer vestibular
Justiça Federal

Burocracia excessiva gera danos para candidata impedida de fazer vestibular

Estudante foi impedida de prestar vestibular pela UFPI por não portar a carteira de identidade original.

Da Redação

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Atualizado às 08:46

"Burocracia administrativa desprovida de razoabilidade" foi o termo usado pelo desembargador Federal Jirair Aram Meguerian, da 6ª turma do TRF da 1ª região ao apreciar recurso sobre sentença favorável a uma candidata impedida de prestar vestibular pela UFPI por não portar a carteira de identidade original. A Fundação da Universidade apelou após ser condenada, em primeira instância, ao pagamento de R$ 10 mil de danos morais.

A estudante, inscrita no vestibular 2007/08 para o curso de Nutrição, foi barrada pela comissão permanente do certame. Mesmo tendo perdido a carteira de identidade, ela chegou a fazer a prova no primeiro dia - de um total de quatro dias -, munida de diversos documentos pessoais, entre eles CPF, certidão de nascimento, cópia da identidade e cartão magnético de identificação da escola onde cursou o ensino médio. Na ocasião, a estudante foi orientada a apresentar um boletim de ocorrência até o fim dos exames.

No segundo dia, porém, a comissão a impediu de entrar na sala para realizar a prova alegando que os documentos apresentados não seriam mais aceitos. Com isso, a candidata não pode concluir o processo seletivo.

Ao analisar a hipótese, o relator manteve a condenação imposta à FUFPI, por entender que a medida da fundação provocou "prejuízo ímpar" à estudante.

"Ao não permitir a realização das provas pela autora no segundo dia do exame, agiu a universidade arbitrariamente, e, por conseguinte, ilegalmente, abalando direitos da personalidade da autora, que se viu frustrada, injustificadamente, na continuidade do certame."

O magistrado também destacou que a flexibilização da regra prevista em edital não provocaria danos à instituição.

No mesmo recurso, a candidata também pedia o aumento do valor da indenização por danos morais para R$ 20 mil, além do pagamento de indenização por danos materiais, relativos aos valores gastos em curso preparatório para o vestibular. O relator, no entanto, afastou o dano material, por entender que a simples realização de cursinho não garantiria a aprovação no certame. Com relação aos danos morais, o magistrado manteve o valor.

  • Processo : 0001423-77.2008.4.01.4000

Patrocínio

Patrocínio Migalhas