quinta-feira, 26 de novembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Resultado do sorteio da obra "Introdução ao Estudo do Direito"

quarta-feira, 25 de janeiro de 2006


Sorteio de Obra

Migalhas sorteou um exemplar do livro "Introdução ao Estudo do Direito" (248 p.), escrito por Hugo de Brito Machado, gentilmente oferecido pela Editora Atlas. Confira o ganhador abaixo.

A elaboração deste livro se deve a duas convicções do autor: a primeira é de que não se consegue compreender adequadamente o Direito, em qualquer de suas especialidades, sem um razoável conhecimento da Teoria Geral do Direito. E a segunda é a de que muitos equívocos são cometidos por especialistas exatamente por causa da insuficiência desse conhecimento.

Assim, a Teoria do Direito é o conjunto de conceitos que nos permite conhecer o Direito, enquanto este é um domínio da realidade. E a Teoria Geral do Diretor é o conjunto de conceitos que nos permite conhecer o que há de mais geral nesse domínio da realidade, isto é, aquilo que forma a base ou o fundamento de todo e qualquer conhecimento jurídico especializado.

A importância da Teoria Geral do Direito para a compreensão do fenômeno jurídico é expressa na obra com a inclusão de parte dedicada ao estudo das noções fundamentais sobre o Estado, além de um capítulo sobre os princípios jurídicos, em razão da evolução do pensamento jurídico.

Hugo de Brito Machado é contabilista, advogado, mestre e especialista em Direito Tributário, conferencista, consultor tributário, parecerista e professor.

________________

Ganhadora:


Ana Luísa Fernandes Lima Bender
, do Ministério da Previdência Social, de Florianópolis/SC

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 19/1/2006 15:33