MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente da OAB/SP tem expectativa otimista sobre gestão de Lewandowski
Novos rumos

Presidente da OAB/SP tem expectativa otimista sobre gestão de Lewandowski

Ministro foi eleito no último dia 13 para presidir o STF durante os próximos dois anos.

Da Redação

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Atualizado às 14:24

"O Ministro Ricardo Lewandowski deve imprimir um novo estilo ao STF, porque tem perfil conciliador e aberto ao diálogo, cultivado na Advocacia, que exerceu por longo período, facilitando a convivência com todos os agentes da Justiça e respeitando as divergências."

Essa é a expectativa otimista do presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, sobre a gestão do ministro Lewandowski, eleito no último dia 13 para presidir o STF durante os próximos dois anos. A ministra Cármen Lúcia será a vice-presidente.

Marcos da Costa lembrou que Lewandowski foi Conselheiro da Seccional Paulista da Ordem entre 1989 e 1990 e ingressou na magistratura pelo Quinto Constitucional - Classe dos Advogados, no Tribunal de Alçada Criminal (1990/1997), promovido a desembargador por merecimento. Integrou as seções de Direito Privado, Direito Público e Órgão Especial.

Enrique Ricardo Lewandowski, 66 anos, nasceu no Rio de Janeiro. Formou-se em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. É mestre, doutor e livre-docente em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP. Foi vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros e é ministro do STF desde 2006.

___________________