MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz suspende andamento de processo até provimento de cargo vago de substituto
Sem acúmulo de funções

Juiz suspende andamento de processo até provimento de cargo vago de substituto

Ação foi em resposta ao veto de Dilma à gratificação que retribui acumulação de funções.

Da Redação

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Atualizado às 08:32

"É adequado impor ao juiz solitário numa vara o mesmo desempenho daquele que atua com o auxílio de um colega? Obviamente que não."

É com esse desabafo que o juiz Federal Rogério Tobias de Carvalho, titular da 1ª vara de Niterói, suspendeu o andamento de processo até o provimento do cargo vago de juiz substituto, ou designado um colega para assumir as funções ou regulamentada a retribuição por acumulação de acervo.

O magistrado fala do costume do juiz que permanece lotado na vara assumir o acervo distribuído ao juiz cujo cargo está vago. Segundo ele, "nunca houve sérios questionamentos acerca desta prática, pelo menos até o veto do artigo 17 da lei 13.024/14".

O veto da presidente Dilma à gratificação que retribui acumulação de funções foi rechaçado pelo douto juiz.

"Se o cargo de juiz substituto existe, foi criado por lei e está vago, a despesa a ele destinada está obrigatoriamente prevista no orçamento, razão pela qual não se sustenta o argumento de que não há verba para pagar quem exerce as suas funções, enquanto permanece a vacância."

E, assim, Tobias de Carvalho suspendeu o andamento do processo, considerando a ausência de urgência e "não sendo o caso de continuar a compactuar com a ilicitude perpetrada pela União".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas