MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resolução nº 11, editada pelo CNJ, define critério para inscrição em concurso para magistratura

Resolução nº 11, editada pelo CNJ, define critério para inscrição em concurso para magistratura

Da Redação

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

Atualizado às 09:56


Resolução nº 11, editada pelo CNJ, define critério para inscrição em concurso para magistratura

A exigência constitucional de três anos de atividade jurídica para ingresso na carreira da magistratura deve ser contada a partir da colação de grau de bacharel para os profissionais de Direito, e comprovada na inscrição do respectivo concurso. Esse esclarecimento quanto ao prazo bem como a definição do que pode ser considerado atividade jurídica fazem parte da Resolução nº 11, editada ontem pelo CNJ.

De acordo com a norma, o conceito de atividade jurídica previsto no artigo 93, I, da Constituição Federal, inclui tarefas exercidas com exclusividade por bacharéis em Direito e o exercício de cargos, empregos ou funções, inclusive de magistério superior, que exijam a utilização preponderante de conhecimento jurídico. "A atividade jurídica de três anos é necessária para o amadurecimento dos magistrados", afirmou o presidente do Supremo e do CNJ, ministro Nelson Jobim.

A resolução veda a contagem de tempo de estágio acadêmico anterior à colação de grau. "Os estágios são condição para a graduação e a atividade jurídica é condição para a inscrição", explicou Jobim. Por outro lado, cursos de pós-graduação, reconhecidos pelo Ministério da Educação ou por Escolas Nacionais de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, podem ser admitidos para a contagem de tempo de atividade jurídica.

Para cargos não privativos de bacharéis em Direito, o CNJ estabeleceu que a comprovação do tempo de atividade deverá ser feito por certidão que indique as atribuições exercidas e a prática de atos que exijam o conhecimento jurídico.

O Conselho determinou, ainda, que professores de cursos preparatórios para concursos voltados para a carreira da magistratura ficam impedidos de integrar comissão ou banca examinadora de concurso até três anos após encerrado o magistério. Essas regras passam a valer a partir da publicação da resolução, exceto para os concursos já em andamento.

Veja a íntegra da Resolução nº 11/06

_____________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas