MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Ética e Política - Da Antiguidade Clássica à Contemporaneidade"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Ética e Política - Da Antiguidade Clássica à Contemporaneidade"

Obra analisada em diferentes momentos históricos por filósofos e clássicos do pensamento político.

Da Redação

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Atualizado em 17 de outubro de 2014 10:58

A obra "Ética e Política - Da Antiguidade Clássica à Contemporaneidade" (Atlas - 291p.), de autoria de Fernando Quintana contextualiza a relação entre ética e política em diferentes momentos históricos.

A coletânea reúne 12 trabalhos que trazem o aporte dos clássicos e as grandes questões que se ocuparam dessa relação, mostrando como adquirirem maior densidade ao inseri-las nas circunstâncias em que foram produzidas.

O principal objetivo do autor é trazer o debate de diferentes tradições teóricas, sendo assim, o livro busca identificar distintos tipos de ética consequencialista, hedonista e pragmática, como diferentes formas de argumento que compreendem proposições descritivas e prescritivas sobre ética e política.

"As 'formas políticas' propostas pelos clássicos tornam-se essenciais, já que representam o marco institucional para o tipo de moral e ética que defendem. Mas tampouco pode prescindir do problema relativo à construção da ordem (política), em que a relação entre ética e política se dá de forma pragmática."

Sobre o autor :

Fernando Quintana é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas no RJ e professor de Introdução à Política nos cursos de graduação do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da UNIRIO.

__________

 

Ganhadora :

Daniela Fonseca, advogada do escritório Bichara Advogados, de SP

__________

EDITORA ATLAS SA