MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ricardo Eletro deve restituir valores descontados em comissões de vendas com cartão de crédito
Trabalhista

Ricardo Eletro deve restituir valores descontados em comissões de vendas com cartão de crédito

Nas vendas com cartão de crédito ou cheques pré-datados e carnês, a empresa descontava 15% sobre o valor do produto à vista do cálculo da comissão.

Da Redação

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Atualizado às 07:30

A Ricardo Eletro deverá restituir a um vendedor os valores descontados em suas comissões relativos à taxa da administradora de cartões de crédito. A 5ª turma do TST negou provimento ao recurso da empresa, sob entendimento de que "a prática realizada pela reclamada de descontar do empregado comissionista os encargos devidos à administradora de cartões de crédito, transfere-lhe os riscos empresariais, em evidente afronta aos artigos 2º, 444 e 462 da CLT e 2º da lei 3.207/57".

O vendedor afirmou que ao ser admitido, em fevereiro de 2007, foi ajustado o pagamento de comissões nos percentuais, de acordo com o tipo de produto vendido. Ocorre que nas vendas com cartão de crédito - que eram quase 70% do total mensal - ou cheques pré-datados e carnês, era descontado 15% sobre o valor do produto à vista do cálculo da comissão.

Reversão

Tal procedimento, que é conhecido como "reversão", foi confirmado pela Ricardo Eletro que foi vencida em 1º e 2º grau, sob entendimento de que tal "conduta patronal não encontra respaldo na legislação, que veda a transferência dos riscos do empreendimento para o empregado, a teor do artigo 2º da CLT".

No TST, a empresa sustentou que, "por não auferir lucros com o acréscimo dos juros da financeira, por óbvio não tem o dever de pagar comissões sobre o valor final que o cliente pagou, mas sim sobre o preço do produto que é por ela oferecido".

No exame do recurso, o relator, ministro Guilherme Caputo Bastos, explicou que "as partes podem estabelecer o percentual incidente, mas a base de cálculo não pode transferir os riscos do empreendimento ao trabalhador, como no presente caso".

Na última quinta-feira, 16, a Ricardo Eletro já interpôs embargos declaratórios.

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas