MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Record indenizará Xuxa por exibir foto da apresentadora nua
Só para baixinhos?

Record indenizará Xuxa por exibir foto da apresentadora nua

Foto foi feita há mais de 20 anos para uma revista masculina e exibida, em 2012, no Programa do Gugu.

Da Redação

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Atualizado às 09:00

A Rede Record deverá indenizar a "rainha dos baixinhos" Xuxa em R$ 100 mil por exibir foto da apresentadora nua na internet e em matéria intitulada "Incríveis transformações de famosas", durante o Programa do Gugu, em 2012.

Ao manter sentença condenatória, a 16ª câmara Cível do TJ/RJ, destacou que restou "evidenciado o objetivo de exploração econômica, mediante captação da audiência, (...) através de matéria sensacionalista, mormente quando o propósito almejado da aludida atração poderia ter sido alcançado sem a exposição desnuda da autora".

Revista masculina

De acordo com Xuxa, apesar de a foto ter sido feita há mais de 20 anos para uma publicação masculina - destinada especificamente ao público maior de 18 anos -, a imagem foi exibida sem autorização. A Record, por sua vez, alegou que, ao se deixar fotografar, a apresentadora renunciou aos valores da sua privacidade e intimidade.

Em julgamento de recurso da emissora, o relator, desembargador Mauro Dickstein, assinalou categoricamente: "veiculada imagem fora do contexto permitido pela norma de regência, com objetivo de exploração econômica, incidente o dever de indenizar".

"Mesmo em se tratando de pessoa famosa, em relação a qual existiria a rigor uma presunção de consentimento do uso, porquanto inegável a ocorrência de dano (...), certamente causando a autora, que alcançou notoriedade pelo trabalho desenvolvido junto às crianças, daí referida frequentemente como 'Rainha dos Baixinhos', inquestionável dor, humilhação, transtorno e desgosto."

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas