MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julgará desconstituição de advogado quando procuração for recebida depois do prazo
1ª turma

STF julgará desconstituição de advogado quando procuração for recebida depois do prazo

Processo está na 1ª turma e com vista do ministro Barroso.

Da Redação

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Atualizado às 16:11

O caso é de recorrente condenado à pena de 79 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, por homicídio qualificado e três tentativas de homicídio qualificado. Ante a renúncia dos advogados habilitados pelo réu, a magistrada determinou a intimação dele para constituir novo defensor.

Narra a defesa que o advogado constituído pelo paciente encaminhou a procuração outorgada, via fax, tendo a magistrada deferido a habilitação e designado sessão de julgamento do Tribunal do Júri para maio de 2010, que não se realizou em razão de o causídico não ter sido devidamente intimado por meio de carta precatória. Por conseguinte, a juíza desconstituiu o defensor, ao argumento de que o original da procuração fora recebido fora do prazo.

O recurso ordinário em HC sustenta, em suma, a nulidade decorrente do ato que excluiu do processo o advogado constituído. A PGR opinou pelo não provimento do recurso.

O ministro Toffoli, relator, assentou que a juíza desconsiderou um advogado legalmente constituído nos autos, e isso leva a uma ilegalidade.

"O caso foi de envio da original, mas mesmo que fosse mera xerocópia, considerando-se que o réu tenha firmado petição nos autos indicando o mesmo advogado, cabia ao juiz intimar o advogado a regularizar a situação. Não caberia a ela constituir novo defensor. Ainda, a antecedência mínima é de 10 dias para intimar o advogado da data do júri."

Assim, anulou a decisão que entendeu intempestiva a juntada do mandado e por arrastamento todos os atos, inclusive o júri e a prisão.

O ministro Barroso, próximo a votar, pediu vista dos autos. O advogado Bóris Trindade atua na causa pelo paciente.