MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fabricante pode ser obrigado a informar presença de lactose nos alimentos
Saúde

Fabricante pode ser obrigado a informar presença de lactose nos alimentos

Pesquisas indicam que intolerância foi verificada em percentuais que variam de 45 a 71%.

Da Redação

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Atualizado às 07:44

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou, nesta quarta-feira, 12, projeto obrigando a indústria a indicar no rótulo das embalagens de alimentos se eles contêm lactose (PLS 260/13).

Autor do projeto, o senador Paulo Bauer justificou a apresentação indicando os resultados de diversos estudos que apontam a elevada ocorrência da intolerância à lactose no Brasil. O projeto segue agora para a Câmara, a menos que haja recurso para votação em plenário.

Amparado nas pesquisas brasileiras, o autor da matéria afirmou que essa intolerância foi verificada em percentuais que variam de 45 a 71%. Em geral, segundo Bauer, 50% da população brasileira, no mínimo, são afetados por essa condição. Ele ressalva, contudo, que essa é uma avaliação otimista, diante de estudos internacionais segundo os quais 75% da população mundial sofrem de intolerância à lactose.

O relator, senador Cícero Lucena fez duas emendas ao projeto. A proposta original obrigava a informação sobre o teor de lactose, mas o relator achou prudente, em termos financeiros, que os rótulos informem apenas se o alimento contém a lactose. A outra emenda serviu para mudar a ementa do projeto.