MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Trabalhador que não retornou ao trabalho após alta do INSS tem justa causa revertida
TST

Trabalhador que não retornou ao trabalho após alta do INSS tem justa causa revertida

Para TST, ficou comprovado que o trabalhador manteve contato durante o afastamento e apresentou atestados.

Da Redação

domingo, 16 de novembro de 2014

Atualizado em 13 de novembro de 2014 10:38

A Bahia Transportes Urbanos não conseguiu manter a dispensa de um motorista por desídia e abandono de emprego por não ter retornado ao emprego após alta médica do INSS. Para a 7ª turma do TST, que desproveu agravo da empresa, ficou comprovado que o trabalhador manteve contato durante o afastamento e apresentou atestados médicos que comprovavam sua incapacidade para o trabalho.

De acordo com os autos, o empregado se afastou em decorrência de uma hérnia de disco em 2003 e passou a receber auxílio doença comum, posteriormente transformado em auxílio doença acidentário. O benefício cessou em outubro de 2007 e, como ele não retornou ao trabalho, foi dispensado em dezembro por abandono de emprego.

O relator do processo, ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que as instâncias trabalhistas anteriores concluíram, com base em provas documentais, que o trabalhador não deixou de retornar ao serviço após a alta imotivadamente: pelo contrário, o fez em razão do seu estado de saúde, devidamente comprovado.

"No caso, está expressamente registrado que ele justificou o fato de não ter retornado com a apresentação de atestados médicos".

Ao negar provimento ao agravo, o ministro ressaltou ainda que a configuração do abandono de emprego se dá quando o trabalhador não retorna ao serviço 30 dias após a cessação do benefício previdenciário nem justifica o motivo de não o fazer. A decisão foi unânime.

Confira a íntegra do acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas