MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Primeira turma de conciliadores e mediadores sociais forma-se em SP
Mediação e conciliação

Primeira turma de conciliadores e mediadores sociais forma-se em SP

Cerimônia ocorreu na última sexta-feira, 12, na Paróquia de Sâo Luiz Gonzaga.

Da Redação

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Atualizado às 10:57

O curso de capacitação de Conciliadores e Mediadores Sociais, que aliou as exigências da resolução 125 CNJ aos fundamentos da Doutrina Cristã, formou sua primeira turma nesta sexta-feira, 12, em SP. Os profissionais agora, além de atuarem no TJ/SP e no setor privado, podem atuar nas paróquias e nas obras sociais da Arquidiocese de São Paulo.

O curso foi realizado na PUC/SP, em parceria com a Dialog Soluções Adequadas de Conflitos, a Cáritas Arquidiocesana de São Paulo - Núcleo Sé, e a ABEC- Associação dos Empresários Cristãos. Para a desembargadora Maria Cristina Zucchi, do TJ/SP, que coordenou o curso ao lado do padre José Bizon, da pós graduação da PUC/SP, os alunos que acabam de se formar constituem-se de multiplicadores da cultura da pacificação, "difundindo os meios consensuados de solução de conflitos nos segmentos em que atuem".

Segundo a magistrada, o pioneirismo do curso e da formação é um marco histórico na adoção e realização dos meios alternativos de solução de conflitos, "pela formalidade do preparo acadêmico, aliado à formação prática pelo estágio e a significação bíblica que tal atividade profissional tem na sociedade paulistana."

A formatura da primeira turma ocorreu na Paróquia de Sâo Luiz Gonzaga. A cerimônia contou com a presença de Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de SP, representando o Cardeal Dom Odilo Scherer e do Prof. Dr. Lafayette Pozzolli, representando a reitora da PUC/SP, prof. Anna Cintra, e das sócias da Dialog.

De acordo com a desembargadora Maria Cristina Zucchi, o segundo curso de capacitação de conciliadores e mediadores sociais está sendo preparado. "A ideia é a de multiplicar os pacificadores sociais pelos meios alternativos de solução de conflitos, visando beneficiar sempre mais os grupos paroquianos de nosso Estado."