MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça de SP suspende multa por aumento do consumo de água
Crise hídrica

Justiça de SP suspende multa por aumento do consumo de água

Liminar foi concedida em ação da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Da Redação

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Atualizado às 07:18

A juíza de Direito Simone Viegas de Moraes Leme, da 8ª vara da Fazenda Pública de SP, suspendeu a Tarifa de Contingência, conhecida como multa da água, para quem aumentar o consumo do recurso. A ação foi interposta pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

De acordo com a decisão, a imposição da taxa pela Sabesp deve ser precedida de outras medidas em caso de crise hídrica, como o racionamento.

Simone Viegas afirma que o posicionamento da Sabesp de esperar apenas a redução do consumo por parte dos consumidores revela a inexistência de qualquer plano "quer anterior à crise, quer atual".

Diante da afirmação do presidente da Sabesp que "lamentavelmente São Pedro tem errado a pontaria", a juíza diz:

"Lastimamos nós, população, que a solução da crise esteja à mercê de São Pedro, pois não há nenhuma possibilidade de controle de quando e quanto irá chover nos próximos meses." (grifos nossos)

A magistrada pondera que a "lição de casa" deve ser feita por todos e aí inclui-se a redução das perdas que ocorrem por "tubulação obsoleta" e falta de investimentos.

Por fim, destaca que o "ônus imposto ao consumidor vem desacompanhado da propaganda anterior, maciça e necessária acerca da dimensão real do problema - desta vez de modo oficial - quais as medidas necessárias , possíveis e que urgem ser adotadas por todos os cidadãos paulistas para economia efetiva de água, divulgação ampla acerca dos kits redutores de pressão, como servem e de que forma devem ser utilizados, a necessidade da tarifa de contingência e como cada contribuinte pode ter aceso à sua média a fim de se preparar de modo a evitar a tarifa majorada".

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas