MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa não precisa recolher multa adicional sobre FGTS paga em demissões sem justa causa
Desvio de finalidade

Empresa não precisa recolher multa adicional sobre FGTS paga em demissões sem justa causa

JF considerou que a própria Administração Pública admite o desvio de finalidade da contribuição.

Da Redação

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Atualizado às 08:45

A juíza Federal substituta Tatiana Pattaro Pereira, da 26ª vara de SP, deferiu tutela antecipada para que empresa deixe de recolher a multa adicional de 10% sobre o FGTS, paga em demissões sem justa causa.

A tese sustentada em favor da rede atacadista foi no sentido de que a LC 110/01 instituiu a referida contribuição social visando o custeio das despesas da União com a reposição da correção monetária dos saldos das contas do FGTS derivadas dos denominados "expurgos inflacionários". Todavia, o produto da arrecadação do tributo instituído pelo art. 1º da LC vem sendo empregado em destinação completamente diversa, ante o exaurimento da destinação para o qual foi instituída essa exação.

Na decisão, a juíza concluiu que houve violação ao direito da empresa:

"Fica evidente que a própria Administração Pública admite o desvio de finalidade da contribuição em questão. O tributo não foi criado para fazer frente às políticas sociais ou ações estratégicas do Governo, mas, sim, para viabilizar o pagamento de perdas inflacionárias nas contas individuais do Fundo. Restando esgotada a finalidade da contribuição, reconheço a violação a direito da autora."

A causa foi patrocinada pela banca Advocacia Celso Botelho de Moraes.

  • Processo : 0025369-19.2014.4.03.6100

Veja a íntegra da decisão.

_________________