MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio Especial - Aluísio Azevedo
Promoção

Resultado do sorteio Especial - Aluísio Azevedo

Em homenagem ao escritor, Migalhas sorteia três exemplares da obra "Migalhas de Aluísio Azevedo".

Da Redação

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Atualizado em 20 de janeiro de 2015 09:03

Aluísio Azevedo, autor das célebres obras "O Mulato", "O Cortiço" e "Casa de Pensão", revelou primeiro seu grande interesse pelo desenho e pela pintura que serviu de auxílio para aquisição da técnica que empregara mais tarde ao caracterizar os personagens de seus romances.

Em 1876, o jovem, nascido em São Luís do Maranhão, foi cursar a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro. E foi em folhetins de um dos jornais da época que Aluísio passou a publicar seus romances.

Depois, surgiu a preocupação da análise dos agrupamentos humanos e a degradação das casas de pensão e a exploração pelos imigrantes. Dessa preocupação resultaram suas melhores obras.

Além de romances, contos e crônicas, Aluísio passou a escrever peças de teatro em colaboração com Artur de Azevedo e Emílio Rouède. Seus múltiplos talentos como jornalista, caricaturista e diplomata, lhe ajudaram para a criação de romances no qual a coletividade aparece como personagem. Faleceu em Buenos Aires, em 21 de janeiro de 1913.

__________

Ganhadores :

Ricardo Pontoglio, de Curitiba/PR
Marilene Mejuto, advogada em SP
Nataniel Reis Miranda, advogado em Niterói/RJ