MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cliente que ofendeu funcionária em local de trabalho pagará danos morais
Reputação

Cliente que ofendeu funcionária em local de trabalho pagará danos morais

Ela não estava no local no momento, mas o réu teria a ofendido na frente de seus colegas de trabalho.

Da Redação

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Atualizado em 20 de fevereiro de 2015 11:00

Um homem, insatisfeito com os serviços prestados por uma empresa de segurança e automação, foi condenado a indenizar uma antiga funcionária da loja por ofendê-la em seu novo ambiente de trabalho.

Ela não estava presente no local no momento, mas o réu teria proferido adjetivos depreciativos na frente de seus colegas de trabalho. Em decisão monocrática, o desembargador Gerson Santana Cintra, do TJ/GO, arbitrou a quantia em R$ 5 mil.

De acordo com os autos, o réu comprou uma cerca elétrica na empresa em que a mulher trabalhava. Pouco tempo depois, a vendedora mudou de emprego, mas o homem, descontente com o mau funcionamento do produto, relacionou a atendente ao problema e se dirigiu ao seu novo ambiente de trabalho para tirar satisfações. Segundo testemunhas, o antigo cliente estava bastante alterado e teria proferido palavras chulas. O juízo de 1º grau julgou os pedidos da autora improcedentes.

Em análise do caso, o desembargador concluiu que, embora ela não estivesse presente no local no momento, restou evidenciado que as ofensas abalaram sua reputação, causando-lhe constrangimento, já que foram feitas na presença de dois outros funcionários da loja.

"Demonstrado o nexo de causalidade entre o evento danoso indicado na demanda e o dano dele decorrente, já que a recorrente ficou desmoralizada perante os colegas de trabalho, o que a levou inclusive a ajuizar uma ação criminal em desfavor do recorrido."

Lucros cessantes

Na inicial, a mulher alegou que perdeu o novo trabalho por causa da situação provocada pelo réu e, por isso, pediu também lucros cessantes referentes a um ano. O magistrado, entretanto, não acolheu a pretensão.

"No caso dos autos, não há como aferir, com certeza, que o ato do recorrido ir ao novo emprego da recorrente lhe causou sua demissão, já que ela estava em estágio probatório, como bem esclarecido pelas testemunhas ouvidas em audiência."

  • Processo: 104114-06.2005.8.09.0093

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas