domingo, 24 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Cassação

Advogado pede cassação de registro de José Dirceu na OAB

Para Mauro Scheer, a corrupção cometida pelo mensaleiro desonra a profissão de advogado.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pode ter sua inscrição na OAB cassada. O pedido de cassação foi apresentado pelo advogado Mauro Scheer ao Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem.

Embora Dirceu tenha sido condenado na AP 470 pela prática de crimes de corrupção ativa (9 vezes), seu cadastro está regular na OAB.

Apesar disso, Mauro Scheer alega que "tem praticamente certeza" de que foi instaurado processo ético-disciplinar de ofício, "considerando-se tamanha gravidade e repercussão do caso de corrupção em comento". Mas como o cadastrado do mensaleiro permanece regular, o advogado decidiu instaurar representação.

"Que a Ordem dos Advogados do Brasil tome as providências necessárias em relação ao representado, contribuindo assim não somente para a manutenção da honra da classe dos advogados, mas como forma de oferecer uma resposta À sociedade brasileira, que não suporta mais tanta corrupção."

Para o causídico, a corrupção cometida por Dirceu desonra a profissão de advogado, que "é essencial à administração da Justiça, e para que a população reconheça essa característica só pode ser operada por mulheres e homens honrados". Ele argumenta também que o mensaleiro violou diversos dispositivos do Código de Ética e Disciplina da OAB relacionados às condutas vedadas aos advogados.

Assim, requer a instauração de processo ético-disciplinar, a tramitação prioritária do feito, a suspensão preventiva do representado, o prosseguimento do feito e, por fim, a condenação à pena de exclusão.

Confira a carta aberta de Mauro Scheer.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 25/2/2015 17:09

LEIA MAIS