MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Project Finance no Brasil - Fundamentos e Estudo de Casos

Project Finance no Brasil - Fundamentos e Estudo de Casos

Migalhas sorteia dois exemplares da obra

Da Redação

sexta-feira, 4 de julho de 2003

Atualizado em 1 de julho de 2003 11:26

 

Project Finance no Brasil

Migalhas sorteia dois exemplares da obra "Project Finance no Brasil", oferecida por José Eduardo Manassero, do escritório Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados,

autor do capítulo dedicado exclusivamente à análise dos aspectos jurídicos relacionados a Project Finance.

 

Project Finance no Brasil é um livro destinado àqueles que pretendem conhecer as características e limitações dessas complexas estruturações, usadas para financiar os maiores e mais recentes empreendimentos no Brasil. Seu público é composto por executivos financeiros, consultores, advogados, banqueiros, securitários, investidores e estudiosos da matéria.

O Project Finance, ao segmentar e compartimentar o risco de um empreendimento, cria condições para que ele venha a ser financiado de maneira que os diversos participantes - empreendedores, bancos seguradores, agências multilaterais, fornecedores e investidores - escolham a parcela de risco que lhes é mais afeita e recebam o retorno proporcional a este -; não é apenas uma evolução na forma de financiar, é um novo instrumento do novo capitalismo.

Nos capítulos iniciais, os autores dedicam-se aos fundamentos dessa nova técnica recém-chegada ao Brasil, conceituando e comparando-a com o que vem sendo feito nos Estados Unidos e Inglaterra. Destacam onde e como ela pode ser aplicada no Brasil, a importância do fluxo de caixa e a relevância da "Criação de Valor ao Acionista" como instrumentos de decisão. Analisam, também, as limitações e adaptações que o sistema jurídico brasileiro impõe a essas estruturações financeiras.

Os 13 casos analisados foram selecionados pelo seu pioneirismo e pelas contribuições que trouxeram a essa técnica, demonstrando onde está sendo aplicado o Project Finance no Brasil: financiando usinas hidrelétricas, concessões rodoviárias, campos petrolíferos e vários empreendimentos imobiliários.

Embora cada caso de Project Finance seja único, algumas das soluções utilizadas poderão contribuir na estruturação de novos empreendimentos e facilitar sua execução.

_____________

Ganhador:

Chrystiane Nagamatsu Pereira.

 Flávia Lúcia Mattioli Tâmega, da Concessionária de Rodovias do Oeste de São Paulo / Viaoeste S.A.

_____________