MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Insper anuncia Marcos Lisboa como novo diretor presidente

Insper anuncia Marcos Lisboa como novo diretor presidente

Claudio Haddad permanece à frente do Conselho Administrativo e da Assembleia de Associados.

Da Redação

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Atualizado às 08:12

O Insper Instituto de Ensino e Pesquisa anunciou ontem Marcos Lisboa como novo diretor presidente. Tal decisão faz parte do plano de sucessão, que foi desenhado há mais de dois anos com a contratação de Lisboa para assumir a vice-presidência da Escola. Claudio Haddad permanecerá na presidência do Conselho Deliberativo e da Assembleia de Associados, órgãos nos quais questões estratégicas, valores e missão são discutidos.

"Marcos é um talento raro, reunindo uma rica experiência na academia, como professor e pesquisador na EPGE-FGV, no governo, como Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e na iniciativa privada como diretor do Itaú-Unibanco por sete anos, assumindo múltiplas responsabilidades. Ele compartilha minha paixão por educação e pelo Insper e, após dois anos como vice-presidente, conhece profundamente a Escola, tendo sido responsável por importantes melhorias operacionais e por um redesenho nos perfis de carreira de nosso corpo docente exclusivo, criando espaço para simultaneamente aumentarmos nossa qualidade de pesquisa e de ensino. É para mim um privilégio tê-lo como meu sucessor", declara Claudio Haddad.

Marcos Lisboa assume o comando do Insper seguindo os objetivos do seu antecessor, buscando inovar no ensino e na geração de conhecimento. A instituição segue o modelo das universidades privadas de primeira linha norte-americanas, que por meio de uma gestão transparente e uma governança robusta, têm conseguido se perpetuar por meio de gerações, mantendo nível de excelência no ensino e na pesquisa. "Seja o Claudio ou eu, a nossa maior preocupação é garantir uma governança sustentável para escola, a fim de assegurar uma Instituição que seja durável. O desafio é inovar e manter a excelência!", revela Marcos Lisboa.

Claudio Haddad esteve à frente como Diretor Presidente por 16 anos, deixando um legado que inclui o reconhecimento internacional de diversas instituições. Certificações como a AACSB - Association to Advance Collegiate Schools of Business, a Association of MBAs e oe Título de Utilidade Pública Federal, atestam o patamar de excelência alcançado. Nesses anos ouve significativa ampliação do portfólio dos programas de ensino, que mais recentemente inclui o lançamento de uma nova Graduação em Engenharia e o Doutorado em Economia dos Negócios, assim como novos Centros e Cátedras de Pesquisa. A instituição também consolidou do programa Fundo de Bolsas, cuja proposta é oferecer oportunidades para jovens talentosos sem recursos financeiros para cursar uma graduação de qualidade. Atualmente, 167 alunos das três graduações são beneficiados com a iniciativa. Desde 2008, mais de R$ 6 milhões foram arrecadados, deste montante só no ano passado foram mais de R$ 2 milhões em doações, oriundas de alumni (termo usado para classificar os ex-alunos do Insper), institutos e empresas e pessoas físicas.

Trajetória do Insper

A trajetória do Insper começou em 1987, com o lançamento do MBA Executivo em Finanças. Em 1999, Claudio Haddad adquiriu as atividades educacionais do IBMEC - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e, em março de 1999 abriu os cursos de graduação e administração e de economia em São Paulo. Em abril de 2004, ele e seus sócios minoritários doaram a Faculdade para um instituto, iniciando a trajetória do Insper como instituição acadêmica independente e sem fins lucrativos. O Insper é hoje uma das instituições mais reconhecidas pela excelência do ensino e geração de conhecimento, conta com mais de 50 parcerias internacionais e uma Comunidade Alumni (alunos graduados) com mais de 12 mil integrantes.

Sobre o Insper

O Insper é uma instituição de ensino e pesquisa com sólida reputação em Administração e Economia, independente e sem fins lucrativos. O Insper tem como Visão ser um centro de referência em ensino e pesquisa nas áreas de Administração, Economia, Engenharia e Direito. Em seu campus, na Vila Olímpia (SP), oferece desde cursos de Graduação (Economia, Administração e Engenharia) a cursos voltados às demais etapas da vida profissional, como de Pós-Graduação (MBA, Certificates, Mestrados Profissionais e Doutorado) e de Educação Executiva (programas customizados e de curta e média duração). No âmbito da produção de conhecimento, a Instituição atua por meio de centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em projetos visando ao desenvolvimento de políticas públicas (CPP), de estratégia (CPE) e finanças (CEFI).

______________