MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Estado Laico e Símbolos Religiosos no Brasil"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Estado Laico e Símbolos Religiosos no Brasil"

A obra responde a questionamentos de modo a reconstruir o significado da laicidade do estado.

Da Redação

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Atualizado em 16 de abril de 2015 11:19

A obra "Estado Laico e Símbolos Religiosos no Brasil" (Juruá - 419p.), de Eder Bomfim Rodrigues, aborda os temas envolvidos em torno do patriotismo constitucional.

O constitucionalismo contemporâneo tem dedicado especial atenção às relações entre estado e religião, principalmente diante das inúmeras discussões que as envolvem, seja no mundo ocidental ou no mundo oriental, que refletem nas relações sociais no Brasil.

Diante de uma história marcada por fortes e intensas relações entre estado e igreja, a obra conclui que não é possível afirmar que a religião é apenas um elemento da vida autoevidente, sobretudo no Brasil.

A obra responde a questionamentos de modo a reconstruir o significado da laicidade do estado, tendo em vista a integração social em torno do patriotismo constitucional que possibilita o reconhecimento, numa sociedade pós-convencional, da Constituição como fator comum e de unidade a todos os cidadãos.

Sobre o autor :

Eder Bomfim Rodrigues é doutor e mestre em Direito Público pela PUC/MG. Professor de Direito Constitucional e Teoria da Constituição. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional. Advogado.


__________

Ganhador :

Rodolfo Coelho Ribeiro, de Cuiabá/MT