MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. JF suspende liminar que permitia renovar financiamento acima do limite do Fies
Ensino superior

JF suspende liminar que permitia renovar financiamento acima do limite do Fies

Para presidente do TRF, instituição de ensino não pode ditar a política pública de financiamento, do ensino superior, do MEC.

Da Redação

domingo, 26 de abril de 2015

Atualizado em 23 de abril de 2015 14:43

O desembargador Federal Fábio Prieto, presidente do TRF da 3ª região, suspendeu liminar favorável à PUC-SP permitindo que os contratos de financiamento estudantil de seus alunos fossem renovados acima do limite estipulado pelo Fies.

A liminar também autorizava a celebração de novos contratos pelo financiamento público, extrapolando a disponibilidade financeira e orçamentária do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, autarquia vinculada ao MEC que é responsável pela administração do Fies.

Fábio Prieto apontou na decisão que as instituições de ensino não podem interferir em qualquer regime de financiamento das próprias mensalidades escolares - não apenas no que é objeto da lei Federal 10.260/01.

"Não podem ditar a política pública de financiamento, do ensino superior, do Ministério da Educação - ou de qualquer outro ente governamental."

Para ele, o Fies é um contrato público Federal de financiamento para o ensino superior que tem como partes, além dos estudantes, o FNDE. "As instituições de ensino não são partes no contrato. São intervenientes, beneficiárias."

  • Processo : 0007697-28.2015.4.03.0000