MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Atento às oportunidades, escritório inaugura filial em Ribeirão Preto
Mattos Muriel Kestener Advogados

Atento às oportunidades, escritório inaugura filial em Ribeirão Preto

"As empresas da região, quando tinham um trabalho mais sofisticado, procuravam os escritórios de SP. Resolvemos então encurtar esse caminho"

Da Redação

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Atualizado em 3 de junho de 2015 16:29

Representando 23% do PIB brasileiro em 2014, o Agronegócio é um setor estratégico para a economia. De olho nessa importante fatia do mercado, o escritório Mattos Muriel Kestener Advogados inaugurou em abril filial na cidade de Ribeirão Preto, famosa pela alcunha de Capital do Agronegócio. A nova unidade está localizada no edifício comercial do Ribeirão Shopping, na av. Cel. Fernando F. Leite, 1520, salas 501 e 503.

A mesorregião é formada por 66 municípios, e uma população estimada em 2,5 milhões de habitantes, sendo a terceira maior do Estado de São Paulo. "Há algum tempo, o escritório identificou que as empresas da região, quando tinham um trabalho mais sofisticado, procuravam os escritórios de SP. Resolvemos então encurtar esse caminho", explica a sócia Nancy Gombossy de Melo Franco, gestora da nova unidade, inaugurada na semana da Agrishow, maior feira de Agronegócio do país.

De acordo com a advogada, o Contencioso Civil e a Assessoria voltada para o Agronegócio serão o carro abre-alas para o escritório na região, mas futuramente a ideia é ampliar para todas as áreas que o escritório oferece, fazendo uma prospecção de clientes locais. "A cidade é rica e demanda trabalho advocatício de qualidade. Teve época que chegamos a manter um profissional em hotel um mês para atender a região".

A assessoria prestada pelo escritório no setor de Agronegócio inclui a aquisição e exploração de terras rurais, produção e fornecimento de produtos agrícolas, pecuários e insumos, logística de transporte e armazenagem, processamento, beneficiamento, operações de importação e exportação e diversas formas de financiamento, emissão de títulos próprios e compra e venda de ativos (fundos rústicos, ativos biológicos e ativos industriais).

No contencioso civil, destaque para os litígios envolvendo contratos de originação de matéria prima (arrendamento, parceria rural e fornecimento), contratos de prestação dos mais variados serviços que dão suporte ao setor, transporte, armazenagem, operações de exportação de commodities, recuperação de crédito e questões envolvendo propriedade e posse rural.

Com uma equipe multidisciplinar, o MMK inicialmente concentrará os esforços da nova unidade no nicho da região, sem deixar de explorar sua experiência em outros setores. "A região de Ribeirão Preto é um importante polo do agronegócio, além de ser reconhecida pelo seu grande desenvolvimento na área da medicina e as chamadas "life sciences". São duas áreas em que nosso escritório tem atuação destacada", explica o sócio Marcelo A. Muriel.

Ressaltando a experiência da banca em questões negociais e contratuais o escritório aposta também na Arbitragem, uma das áreas que tem gerado bastante interesse dos clientes. Recentemente, o MMK ajudou na formação do Centro de Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira, aproveitando sua experiência não só em agronegócios, mas também em formas alternativas de resolução de controvérsias. "Com a sofisticação das empresas locais, as disputas societárias também despertam bastante interesse, além das áreas de energia e infraestrutura", finaliza o sócio.

________________