MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Minha origem é a estrada; meu destino é o futuro", diz ministro Vidigal na despedida da Corte Especial

"Minha origem é a estrada; meu destino é o futuro", diz ministro Vidigal na despedida da Corte Especial

Da Redação

terça-feira, 21 de março de 2006

Atualizado às 09:02


"Minha origem é a estrada; meu destino é o futuro", diz ministro Vidigal na despedida da Corte Especial


O presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, ao abrir a sessão de julgamento da Corte Especial, ontem (20), proferiu discurso de despedida. O ministro Vidigal encaminhou, na semana passada, pedido de aposentadoria do cargo ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que, por sua vez, encaminhará o ato ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para publicação na edição do dia 29 de março do Diário Oficial.


"Nada de olhar para trás. É seguindo em frente, em paz, que se vive vitoriosamente. O que eu disse quando cheguei, repito agora ao sair - minha origem é a estrada; meu destino é o futuro", disse o presidente do STJ.


Como a próxima reunião da Corte Especial está prevista para ocorrer no dia 5 de abril, o ministro Vidigal decidiu formular os agradecimentos aos demais ministros e aos servidores do STJ e do Conselho da Justiça Federal.

A seguir a íntegra do discurso do presidente do STJ, ministro Edson Vidigal:


"Senhoras ministras,

Senhores ministros:


Esta é, com certeza, a última sessão sob a minha Presidência nesta Corte Especial.


Na próxima semana não estarei mais ministro.


Ao antecipar a minha saída deste Tribunal, estarei abdicando dos oito anos que ainda me restam para continuar juiz. E, por conseguinte, dos dias que ainda tenho na Presidência do Superior Tribunal de Justiça e na Presidência do Conselho da Justiça Federal.


Assim, estou desistindo, também, da possibilidade de vir a ser, já no próximo ano, o novo corregedor nacional de Justiça, num mandato de dois anos.


Sei que alguns não alcançam em mim as razões para tanto desprendimento. Afinal, ocupamos um dos espaços mais cobiçados na República. Aqui, além dos apoios para uma vida pessoal segura, somos livres para o trabalho solitário à hora e lugar que queremos.


Pois estou abdicando disso tudo para atender aos impulsos irrefreáveis que me envolvem agora, de forma irreversível, nas expectativas mais escancaradas, me impondo que eu volte, o quanto antes, para encarar e vencer novos desafios no meu estado, o Maranhão.


Portanto é o espírito público no interesse superior da causa pública que me leva agora de volta à vida pública para uma nova jornada no meu estado. Seremos vitoriosos porque, como Dom Quixote, creio que não há derrota quando não se perde a honra, nem a dignidade. Continuarei defendendo princípios, trabalhando para resgatar valores.


Há uma pobreza que responde pela manutenção das outras pobrezas - é a pobreza política. Nas democracias, todas as soluções decorrem da ação política. Eu creio no consenso político. O entendimento político é o caminho natural para as soluções que se buscam na pluralidade de idéias que legitimam a democracia.


Precisamos dar mais valor no Brasil à atividade política. O mal prospera quando os bons se omitem.


Acredito na política como força propulsora da sociedade nas ações do Estado, em favor do desenvolvimento econômico e social, bases indispensáveis à melhoria de condições de vida do nosso Povo e, portanto, do fortalecimento do regime democrático.


Antes do fim da próxima semana, terei por concluída a minha missão como juiz neste Tribunal. Sobre o que fiz e o que não fiz, se fui bom ou não no meu ofício, o tempo, só o tempo, dirá. Em mim, a convicção de que dei à causa da Justiça o melhor das minhas energias, da minha vontade, da minha experiência.


Vou levar comigo as boas lembranças da melhor convivência com os colegas, ministras e ministros e com todas as servidoras e servidores. Temos um dos melhores quadros de servidoras e servidores públicos do País. Temos aqui excelentes vocações também para outros setores da nossa vida pública.


Agradeço à minha família, especialmente à Eurídice, sempre comigo - no estímulo necessário e na crítica indispensável. Às amigas e amigos, próximos e distantes, filhos, irmãos, irmãs, demais parentes, aderentes, a todos eu agradeço.


Sou agradecido e reconhecido a todos os servidores do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal pelo apoio que me deram nos longos anos da jurisdição e nos últimos tempos da administração.


Agradeço também, especialmente, aos servidores do meu Gabinete, das Presidências do STJ e do Conselho da Justiça Federal. Mais que servidoras e servidores são todos, hoje, minhas amigas e meus amigos.


Nada de olhar para trás. É seguindo em frente, em paz, que se vive vitoriosamente. O que eu disse quando cheguei, repito agora ao sair - minha origem é a estrada; meu destino é o futuro.


Obrigado."

_______________

Fonte: STJ